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Seminário de Práticas Gerontológicas 3


Código: G2410320    Sigla: SPG3
Áreas Científicas: Gerontologia Aplicada

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 7 Aviso nº 18228/2024/2 8 ECTS 129 200

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2-LG

Seminário: 30,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00
Estágio: 7,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00
Estágio Totais 1 7,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno acione conhecimentos e aprofunde competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas. Espera-se que seja capaz de: (i) analisar criticamente o funcionamento e o impacto das políticas e projetos locais e globais nas condições de vida dos adultos mais velhos e suas famílias; (ii) aprofundar os processos de recolha e de análise da avaliação multidimensional dos adultos mais velhas a residirem em comunidade; (iii) aprofundar o diagnóstico dos recursos sociais e locais que possam responder às necessidades diagnosticadas das pessoas mais velhas; (iv) desenvolver e implementar intervenções individuais e/ou grupais ou interinstitucionais, com base nas necessidades multidimensionais identificadas e em articulação com os recursos comunitários; (v) avaliar os efeitos das intervenções implementadas na resposta às necessidades identificadas; (vi) desenvolver o exercício profissional assente em princípios e valores éticos e de cooperação interprofissional.

Programa

1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia: 1.1. Construção e análise de diagnósticos dos recursos sociais e locais 1.2. Elaboração e execução de protocolos de avaliação gerontológica multidimensional 1.3. Análise integrada da informação recolhida 1.4. Definição e avaliação de intervenções individualizadas ou grupais como estratégia de resposta aos principais problemas diagnosticados. 1.5. Produção de manual de recursos sociais, que sistematizem a oferta local em matéria de respostas, serviços e projetos dirigidos a um público mais velho.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográficas e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as comunidades locais atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através de medidas e projetos de expressão local. Percebe-se que os contextos locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir e analisar um diagnóstico local e uma avaliação multidimensional compreensiva das pessoas mais velhas, assim como de elaborar e implementar intervenções gerontológicas adaptadas às necessidades identificadas, reconhecendo e integrando os recursos sociais locais, como elementos cruciais no impacto destas intervenções.

Bibliografia Principal

Fernandes, R.;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços. , Coimbra: Mar da Palavra , 2009
Fonseca, A. M. ;Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. , Fundação Calouste Gulbenkian Portuguesa , 2021
Foote, C & Stanners, C.;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach. , London: Jessica Kingsley Publishers , 2005
Friedrich, D. ;Successful aging: integrating contemporary ideas, research findings, and intervention strategies., Springfield: Charles C. Thomas Publisher , 2001
Pereira, J. D., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. ;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade. , Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural , 2013
Pearce, B.W. ;Senior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities. , Maryland: The John Hopkins University Press ¿, 2000

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direcionados para o conhecimento de projetos diversificados nesta área. A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  140
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10%  Participação Presencial 
Relatório de estágio - 40%  Relatório/Dissertação 
Qualidade do trabalho de estágio - 50%  Estágio 
  Total: 140

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da UC traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre conhecimento teórico e sua operacionalização, corroborando o pressuposto de que a participação dos alunos nos contextos de estágio é contratualizada na base do pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste sentido, os objetivos desta UC pressupõem uma abordagem problematizadora das sínteses teóricas produzidas pelas várias disciplinas que sustentam a gerontologia, dando especial relevo aos contributos da sociologia, da demografia e da política social que refletem superiormente sobre o impacto das atuais configurações demográfica e familiar na construção de medidas de política social locais e nacionais. Para este trabalho é especialmente útil a discussão orientada de textos científicos e as dinâmicas grupais de discussão e partilha coletiva. Em paralelo, procedeu-se à construção de diagnósticos socio locais, elaborados tendo por base o desenho de um estudo na comunidade cujas etapas foram acompanhadas em sala de aula, considerando a natureza teórico prática desta UC. O estímulo a uma atitude participativa e crítica contribui para a seleção conjunta de procedimentos de recolha de dados que garantam a produção de conhecimento gerontológico fiável e válido, assente em princípios éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas. Exercícios de treino de competências permitem reconhecer a importância da mediação e do estabelecimento de relações de cooperação com agentes e entidades da comunidade. Sempre que nos pareça pertinente poderão ser dinamizados alguns seminários de partilha de relatos, experiências ou projetos de intervenção comunitária apresentados por profissionais que trabalham no campo da gerontologia.