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Estudo Aprofundado do Fenómeno da Ressocialização


Código: MIS2308    Sigla: EAFR
Áreas Científicas: Ciências Sociais/Serviço Social

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 11 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Dotar os estudantes de conhecimentos integrados provenientes da psicologia e da sociologia nos domínios da socialização e (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social;
2. Reflectir sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana;
3. Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social susceptível de promover a emergência de modos de vida marginais
4. Dotar os estudantes de instrumentos teórico-metodológicos para compreender o processo de (re) socialização de jovens em risco. 

Programa

I. Contributos da sociologia e da psicologia para a análise dos processos de socialização
1. Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus; 
1.1Transformações das estruturas familiares e do seu papel socializador: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade;
1.2 Deriva da relação educativa na família e disfuncionalide

2. A Teoria da Vinculação
3. James Marcia, Identidade e fases de seus Estatutos
4. Berger & Luckmann : o processo de desenvolvimento do ¿universo simbólico¿ necessário à interpretação da realidade e a "Estrutura de Plausibilidade" na (Re) socialização
5. A sociologia da delinquência juvenil: o "gang" de Thrasher
6 Becker e as principais etapas da carreira desviante
II. Contributos teórico-metodológicos para a investigação e intervenção em problemas psicossociais que atingem crianças e jovens em risco.
1. Delinquência juvenil, Identidade e (Re) socialização
2. Terapia Cognitivo Comportamental e comportamentos aditivos na adolescência.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

No I bloco de conhecimentos, a Teoria da Vinculação de Bowlby e seguidores e as fases dos estatutos de identidade apresentados por James Marcia, são contributos fundamentais da psicologia à compreensão de mecanismos e processos de socialização e desenvolvimento dos indivíduos; a perspectiva sociológica da delinquência representa um contributo essencial à compreensão do processo de marginalidade A relação entre o individuo e a sociedade e a construção da identidade social é um fenómeno reconhecido como a chave fundamental da realidade subjectiva. Esta identidade depende da relação do individuo com a estrutura social interpretando-a como parte do mundo social. A abordagem de Berger & Luckmann apresenta um inegável contributo para compreender o papel dos outros significativos e de uma "estrutura de plausibilidade" no processo de (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social. Este conjunto de aprendizagens visa responder ao enunciado no objectivo 1. No II bloco de conhecimentos, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre os processos de (re)socialização de adolescentes que experienciam a marginalidade social. 

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino serão assegurados por aulas à distancia com recurso à plataforma Zoom Pro. O acesso ao link das aulas será realizado preferencialmente através do email dinâmico. As estudantes poderão dispor de textos utilizados nas aulas pela docente e outra bibliografia registada na FUC da disciplina. O acesso ao link das aulas será facultado via email dinâmico. Serão também facultados os diapositivos das aulas para que as estudantes possam acompanhar as mesmas. A comunicação entre a docente e os estudantes será via e-mail institucional. A docente poderá agendar atendimento online, através do Zoom, que deverá ser atempadamente solicitado pela(s) estudante(s) através do e-mail institucional.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Contínua

A avaliação consistirá na realização de um trabalho escrito, individual, que integre a matéria leccionada e leitura de artigo(s) pesquisados pelas estudantes. Deverá ser entregue no final do semestre, na data do exame. Este trabalho representa 60% da classificação final da Unidade Curricular. Um outro elemento de avaliação consiste na apresentação oral de um artigo seleccionado pelas estudantes. Este elemento de avaliação representa 40% da classificação final. Pretende-se, por esta via, proceder a avaliação de competências de escrita e de oralidade, tirando partido da plataforma Zoom para o ensino à distância.

Avaliação Final

Exame Final

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objectivos da disciplina serão assegurados pelos conteúdos programáticos previamente definidos na FUC ainda não leccionados e por artigos que aprofundem os temas, a partir da pesquisa das estudantes tendo em conta a tarefa de realização do trabalho escrito e do trabalho para apresentação oral.