• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910207

Fenómenos Societais 2


Código: SS1910207    Sigla: FS2
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 62 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 48,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Idalina Maria Morais Machado   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas
1. Compreender a génese dos problemas sociais;
2. Compreender a especificidade dos padrões de desenvolvimento da sociedade portuguesa enquanto sociedade de desenvolvimento intermédio;
3. Desenvolver a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural no seio da própria sociedade portuguesa.

Programa

1. Assimetrias de desenvolvimento, migrações e urbanização
1.1. Assimetrias de desenvolvimento na sociedade portuguesa e migrações internas
1.1.1. Os processos de litoralização e de urbanização: transformação dos modos de vida e espacialização das desigualdades sociais
1.2. Dinâmicas de desenvolvimento económico, social e político e movimentos de migração em larga escala
1.2.1. Teorias micro e macrossociológicas explicativas dos movimentos migratórios
1.2.2. Consequências das migrações nas sociedades de partida e de acolhimento
1.2.3. A integração social e cultural dos migrantes nas sociedades de acolhimento
2. Expansão da escolarização e distribuição desigual das oportunidades de acesso a recursos culturais valorizados
2.1. Desenvolvimento económico, democratização política e sistema educativo
2.2. Prolongamento da escolarização e complexificação dos processos de entrada na vida adulta
2.3. Instituição escolar e desigualdades sociais
3. Mudanças familiares nas sociedades ocidentais, um irremediável factor de enfraquecimento das solidariedades primárias?
3.1. Principais funções da família
3.2. Principais transformações nas estruturas familiares
3.2.1. De unidade de produção para unidade de rendimento e consumo; generalização da actividade assalariada das mulheres
3.2.2. Da hierarquização das funções parentais na lógica patriarcal à democratização das relações intra-familiares
3.2.3. Transformações dos padrões de conjugalidade: o impacto do crescimento das classes «médias»
3.2.4. Descoincidências entre relação conjugal e relação parental - as recomposições familiares
3.3. Pluralidade de valores e práticas face à família na sociedade portuguesa contemporânea - famílias e meios sociais
4. População e envelhecimento: grandes tendências demográficas
4.1. Evoluções demográficas na sociedade portuguesa
4.1.1. O duplo envelhecimento
4.1.2. Causas e consequências do envelhecimento

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Esta disciplina fornece um conjunto de conceitos e teorias fundamentais para interpretar os problemas sociais, nomeadamente os que prendem com a inscrição das desigualdades sociais no território, com as transformações das instituições familiares e das suas funções, designadamente a função socializadora, com o fenómeno da expansão da escolarização e as tensões, conflitos e rupturas que atravessam o sistema educativo e com a doença, envelhecimento e a morte enquanto situações geradoras de sofrimento associados às transformações sócio-demográficas que perpassam a sociedade portuguesa. A abordagem destes conteúdos é fundamental para uma efectiva compreensão da génese dos problemas sociais ultrapassando visões de senso comum impeditivas de uma intervenção orientada verdadeiramente para as reais causas dos problemas (por exemplo, combater as visões individualistas e naturalistas que colocam a responsabilidade do insucesso escolar nos alunos; compreender que as mudanças económicas, nomeadamente o desenvolvimento do trabalho assalariado, contribuíram para uma alteração nos laços que unem as gerações, têm implicações nas organização familiar).

Bibliografia Principal

ALMEIDA, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Lisboa: Universidade Aberta, 1994
ARROTEIA, J. C. ;Migrações internacionais: Portugal como destino, Aveiro: Universidade de Aveiro. , 2007
PEIXOTO, J. ;As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro-Sociológicas. Socius Working Papers, 11, Lisboa: SOCIUS ¿ Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, 2004
PINTO, M. C. ;Porto, última estação, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017
WACQUANT, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da FLUP, 16, pp.27-39., 2006
GIDDENS, A. ;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2004
CUNHA, V. ;As Funções dos Filhos na Família. In Wall, Karin (Eds.), Famílias em Portugal - Percursos, Interacções, Redes Sociais (pp. 465-497). , Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005
ALMEIDA, A.N., VIEIRA, M.M.;A Escola em Portugal, Novos Olhares, Outros Cenários, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais., 2006
CAPUCHA, L. ;Envelhecimento e políticas sociais em tempos de crise. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 113-131., 2014
BARRETO, A. ;Gente diferente, Quem Somos e como vivemos, Lisboa: Ed. Público, 2007
BARRETO, A. ;Mudar de vida. O fim da sociedade rural, Lisboa: Ed. Público, 2007

Observações Bibliográficas

Para além da bibliografia indicada, poderão ser disponibilizados textos adicionais na pasta de documentos da disciplina.

Métodos de Ensino

A disciplina de Fenómenos Societais 2 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos (sobre a realidade portuguesa comparada com outros países da Europa) com o objectivo de identificar fenómenos sociais e a especificidade da realidade nacional, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de urbanização e processos a este associados, bem como em matéria de grandes transformações demográficas e suas consequências nomeadamente nas estruturas familiares.
OS alunos podem realizar a avaliação distribuída (dois testes) ou o exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:


1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá:

a) Na realização de UM TRABALHO DE GRUPO (40%) com apresentação oral
b) Na realização de UMA PROVA INDIVIDUAL (60% cada trabalho). 


2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final sobre os conteúdos dos quatro capítulos da disciplina.

Avaliação Final

Avaliação distribuída
Trabalho de grupo = 40%
Prova individual = 60%

Exame Final
Exame = 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com a inscrição das desigualdades sociais no território, com as transformações nas estruturas familiares, com as evoluções em matéria de escolarização e respectivas consequências e com o envelhecimento, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, são incompatíveis com métodos de ensino meramente expositivos e estimuladores da memorização e não efectiva interiorização de conhecimentos. Apenas através de estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados e sua discussão, revela-se a mais adequada.