Gestão das Organizações Sociais
Ocorrência: 2020/21 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
2TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Objectivos da disciplina no contexto da licenciatura:
1) Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos
teórico-práticos de gestão de organizações sem fins lucrativos.
2) Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos de serviço
social.
Objectivos específicos da disciplina:
1) Dar competências de análise e decisão aos assistentes sociais e
outros profissionais, no âmbito da gestão, para serem capazes de
contribuir para o planeamento e gestão estratégica e operacional de
organizações e/ou projectos.
2) Promover a compreensão e utilização de instrumentos de gestão que
permitam aumentar a eficácia e a eficiência das organizações.
Programa
1. Aspectos gerais das organizações
1.1. Noção de organização
1.2. Tipos de organização e organizações sem Fins Lucrativos
1.3. Organizações do Terceiro Sector (como surgiram e como se definem)
1.3. As organizações e o seu ambiente
1.4. Gestão das organizações: conceito, funções e níveis
2. Planeamento e estratégia
2.1. Objectivos
2.2. Planos
2.3. Níveis de planeamento
2.4. Análise ao ambiente externo e análise interna da organização
2.5. Classificação das estratégias
2.6. Técnicas de apoio à formulação da estratégia
3. Tomada de decisão
3.1. Processo de tomada de decisão
3.2. Técnicas auxiliares de tomada de decisão
3.3. Factores condicionantes da tomada de decisão
3.4. Tomada de decisão em grupo
4. Controlo e avaliação do desempenho
4.1. Processo de controlo
4.2. Tipos de controlo
4.3. Avaliação do desempenho individual
4.4. Medição e avaliação do desempenho nas Organizações sem Fins Lucrativos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos estão organizados de forma
integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a
compreensão das organizações do 3º sector, principal empregador dos assistentes sociais. Parte-se de uma abordagem histórica, mais contextual, das organizações que operam neste sector e das suas principais características para o estudo de alguns dos principais desafios que se colocam à gestão deste tipo de organizações, tendo por base os conceitos e funções da actividade gestionária.
No conjunto, pretende
promover-se a aquisição de conhecimentos básicos mas sólidos de Gestão
das Organizações Sociais, onde maioritariamente as Assistentes Sociais
irão desempenhar as suas funções profissionais.
Bibliografia Principal
Andrade, A. M., Franco, R.;Economia do conhecimento e organizações sem fins lucrativos, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007. ISBN: 978-972-8589-79-0 (disponível online) |
Teixeira, S.;Gestão das Organizações, Mc Graw Hill, 2005 |
Bibliografia Complementar
João M. S. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho,, Edições Sílabo, 2005 |
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
teórica, construindo um
quadro de referência de base que possibilite a compreensão das exigências, princípios e estratégias que devem orientar a gestão das organizações sociais. Para isso recorrer-se-á ao método expositivo e também à exemplificação através da abordagem de casos práticos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
42 |
|
Teste intercalar |
Teste/Exame |
2 |
|
Teste final |
Teste/Exame |
2 |
|
|
Total: |
46 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Avaliação distribuída: dois testes, cada um com uma ponderação de 50%. O primeiro teste realizar-se-á durante o período lectivo e o segundo
na mesma data do exame final da época normal. A nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores, conforme o previsto no Regulamento de Avaliação) de Conhecimentos (RAC).
A participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo
menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados
no referido Regulamento.