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Sociologia da Marginalidade Social 1


Código: SS1910236    Sigla: SMS1
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 44 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Sara Cristina Dias Melo   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente os problemas sociais que mobilizam a intervenção do Assistente Social
- Compreender os problemas teórico-metodológicos ligados aos diversos modos de definir/medir a pobreza
- Compreender a pobreza/exclusão social como o encadeamento de vários mecanismos geradores de manifestações extremadas de desigualdade social em vários campos da vida social
- Conhecer as diferentes perspectivas teóricas sociológicas para explicar a (re)produção de situações de pobreza nas sociedades actuais
2. Domínio dos conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Serviço Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção
- Compreender as potencialidades de uma síntese teórica capaz de identificar e articular mecanismos sócio-organizacionais e os mecanismos culturais/simbólicos geradores de condições extremas de privação de recursos sociais
- Investir esta síntese teórica na análise de fenómenos sociais relacionados com a prática do Assistente Social, nomeadamente o desemprego e o desenvolvimento de «carreiras de assistidos»

Programa

1. Análise sociológica da pobreza/exclusão social
1.1 Em torno de uma definição sociológica da pobreza/exclusão social:
1.1.1 Das definições clássicas à tentativa de levar em consideração a diversidade de recursos socialmente eficientes que condicionam a participação bem sucedida no «jogo» social;
1.1.2 O papel determinante da privação de posto de trabalho qualificante e de emprego estável, quer no caso da «velha pobreza», quer no caso da «nova pobreza»;
1.1.3 Acumulação de desigualdades interdependentes
1.2 Construir uma síntese teórica que permita ultrapassar a dicotomia entre abordagens estruturais da pobreza (relevo dos processos sócio-organizacionais de produção da pobreza) e abordagens culturalistas e interaccionistas
1.2.1 Factores económicos e políticos da pobreza em Portugal;
1.2.2 Factores de ordem territorial da (re)produção da pobreza;
1.2.3 As respostas culturais e identitárias à privação: pluralidade de modos de vida da pobreza e estratégias identitárias mobilizáveis para enfrentar a experiência da desqualificação social

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os fenómenos da pobreza e da exclusão social são multidimensionais e resultam de processos complexos. Romper com visões individualistas, naturalistas e etnocêntricas sobre o problema da pobreza e compreender que esta resulta da acumulação de desigualdades interdependentes (relações entre privação económica, cultural, social e simbólica), é fundamental para que a prática do assistente social não incida em estratégias de intervenção meramente assistencialistas e reprodutoras dos problemas sociais.
Os processos de intervenção social no domínio da pobreza pressupõem a ultrapassagem de visões dicotómicas que opõem as abordagens estruturais da pobreza (relevo dos processos sócio-organizacionais de produção da pobreza) às abordagens culturalistas e interaccionistas.

Bibliografia Principal

ALMEIDA, J.F. et alii;Exclusão Social. Factores e Tipos de Pobreza em Portugal, Celta Ed., 1992
Campenhoudt, L. V.;Introdução à Análise dos fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva, 2003
Brébant, B;La pauvreté, un destin?, Paris, L'Harmattan, 1984
Capucha, L.;Desafios da pobreza, Oeiras, Celta ed., 2005
Castelo, R.;As metamorfoses da questão social, Petropolis, Vozes ed., 2003
Costa, A. B.;Um olhar sobre a pobreza. Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo, Lisboa, Gradiva, 2008
Paugam, S.;L'exclusion. L'Etat des Savoirs, Paris, La Découverte, 1996
Paugam, S.;A Desqualificação Social: ensaio sobre a nova pobreza, Porto, Porto Editora, 2003
Paugam, S.;Le salarié de la precarité. Les nouvelles formes de l'integration professionelle, Paris, PUF, 2000

Métodos de Ensino

A disciplina tem um carácter teórico aplicado pelo que as aulas estão programadas em:
- aulas teóricas: sessões mais expositivas para explicitação dos principais conteúdos programáticos articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão apelando à experiência de trabalho de estágio que vivenciam (ou vivenciaram nos anos anteriores);
- aulas de orientação tutorial: sessões que contemplam um conjunto diversificado de actividades científico-pedagógicas: apresentação, pelos alunos, em grupo ou individualmente, de textos ou outros documentos com discussão alargada; elaboração de exercícios práticos sobre as matérias leccionadas e sua discussão; análise e discussão de informação estatística sobre as problemáticas em causa.
- visionamento de filmes e documentários focalizados nos factores explicativos da (re)produção de situações de pobreza e exclusão social.
Os alunos podem optar pela avaliação distribuída (2 testes) ou pela realização do exame.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  42
  Total: 42

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de 2 testes escritos, cada um com uma ponderação de 50%. O primeiro teste ocorrerá no dia 4 de Novembro e o segundo teste decorrerá no dia de realização do exame final.

2. EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual a decorrer na época de exame a decorrer em Janeiro de 2021.

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão da pobreza/exclusão social enquanto fenómeno multidimensional e a aplicação dos conhecimentos no exercício da prática no quadro do trabalho de terreno que é desenvolvido pelos alunos pressupõe o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos mas, também, e de forma constante, a participação activa dos alunos na realização de exercícios concretos relacionados com a análise e discussão de dados estatísticos (demonstradores da existência de regularidades), de casos práticos e de exemplos específicos do trabalho de terreno desenvolvido. Para o desenvolvimento de estratégias de intervenção eficazes no domínio da pobreza a mera memorização de conteúdos revela-se profundamente inadequada, pelo que a aposta em diversos trabalhos de aplicação prática é indispensável à efectiva aprendizagem.