• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1202

Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2008/09 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 26 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 26,00
Orientação Tutorial: 13,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Fernanda Machado Jorge   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Fernanda Machado Jorge   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e da velhice. 2. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência. 3. Consultar fontes bibliográficas e aplicar os conhecimentos na realização dum trabalho.

Programa

1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Mudanças nas capacidades sensoriais (visual, auditiva, gustativa). 1.2. Equilíbrio e controlo postural. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. Percepção e atenção 2.1.1. Conceito de limiar 2.1.2. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2.2. Memória 2.2.1. A memória humana é constituída por sistemas múltiplos. 2.2.2. As dissociações associadas ao tempo de armazenagem da informação. 2.2.3. As dissociações ligadas ao carácter intencional ou não da actividade mnésica. 2.3. Programas de treino cognitivo 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica 3.3. A abordagem desenvolvimentista 3.4. A abordagem cognitiva e sócio cognitiva 3.5. Teoria psicanalítica e envelhecimento da personalidade 4. Papéis e expectativas sociais sobre o idoso. 5. Prevenção e saúde dos idosos 5.1. Comportamentos saudáveis 5.1.1. Factores individuais 51.2. Factores sociais 5.1.3. Factores do meio 5.2. Modelo “PRECEDE” de intervenção nos factores que influenciam os comportamentos saudáveis 5.2.1. Factores que induzem as predisposições para adoptar comportamentos saudáveis 5.2.1.1. Informação 5.2.1.2. Atitudes 5.1.2.3. Valores e crenças 5.2.2. Factores facilitadores 5.2.2.1. Recursos pessoais e do meio ambiente 5.2.2.2. Acessibilidade 5.2.2.3. Habilidades especiais 5.2.3. Factores de reforço 5.2.3.1. Ao nível do indivíduo 5.2.3.2. Ao nível do meio envolvente 6. Saúde e bem-estar do idoso: 6.1.Incapacidades funcionais 6.1.1.Actividades do dia-a-dia e actividades instrumentais 6.1.2. Aspectos psicológicos e sociais da doença física 7. A pessoa idosa e a saúde: 7.1. Situações clínicas mais frequentes 7.1.1. Perturbações do sono 7.1.2. Perturbações sexuais 7.1.3. A doença crónica 7.1.4. Os estados terminais. 8. Envelhecimento e família. 9. Envelhecimento e género.

Bibliografia Principal

BENGTSON, Vern L. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999. ISBN: 0-8261-1234-X
FERNANDEZ-BALLESTEROS, Rocío ;Gerontología social, Madrid : Pirámide, 2000. ISBN: 84-368-1437-1
RELVAS, Ana Paula;O Ciclo Vital da Família, Porto: Edições Afrontamento, 1996. ISBN: 972-36-0413-2
BALTES, Paul B. ; BALTES, Margret M.;Sucessful aging : Perspectives from the behavioral sciences, Cambridge University Press, 1993. ISBN: 0-521-43582-X
MARCHAND, Helena ;Desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Quarteto, 2001. ISBN: ISBN: 972-8535-69-4
FONTAINE, Roger ;Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores, 2000. ISBN: 972-8449-65-8
PAUL, Constança; FONSECA, António Manuel;Envelhecer em Portugal : psicologia, saúde e prestação de cuidados, Lisboa: Climepsi, 2005. ISBN: 972-796-185-1
BIRREN, James E. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press, 2001. ISBN: 0-12-101262-X
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington: American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7
PAUL, Maria Constança ;Lá para o fim da vida : idosos, família e meio ambiente, Coimbra: Almedina, 1997. ISBN: 972-40-1000-7

Métodos de Ensino

A) Aulas teóricas. B) Comentário escrito e oral de textos lidos (artigos, livros). C) Realização de trabalhos individuais.


Avaliação Final

Trabalho + teste/2 para aqueles que optarem pela avaliação distribuída. Resultado do exame para os que optarem pela avaliação final.

Provas e Trabalhos Especiais

Trabalho individual escrito, a entregar até à última aula antes das férias da Páscoa. Os alunos podem optar por dois grandes temas: envelhecimento e cognição ou envelhecimento e personalidade.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.