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Psicossociologia das Organizações I


Código: GS1103    Sigla: PO1

Ocorrência: 2009/10 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 27 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos gerais da disciplina: 1.Compreender as organizações no quadro da sociedade global enquanto um produto e uma função de estruturação dessa sociedade; 2.Compreender as organizações como estruturas sociais complexas e dinâmicas, criadas pelos indivíduos para servir de apoio à realização de objectivos – produção de bens e de serviços; 3.Compreender as organizações como meios de enquadrar e de estabilizar toda a actividade humana colectiva segundo a fixação de metas, regras, princípios e procedimentos de trabalho; a diferenciação de funções e de papéis de acordo com a divisão do trabalho; o estabelecimento de padrões de socialização e de comunicação entre os indivíduos e os grupos, a definição da tomada de decisão e dos modos de coordenação da acção individual e colectiva (liderança e controlo); a gestão dos conflitos; etc; 4.Compreender como é que estes diferentes factores - factores de estrutura e de cultura - interagem entre si e se condicionam mutuamente, determinando, ao mesmo tempo, o funcionamento organizacional e os seus resultados; 5.Compreender, mais especificamente, como é que essa mesma dupla de factores condiciona a qualidade e utilidade social dos serviços e cuidados institucionais que são prestados à população idosa e o seu “lugar” nas organizações. Objectivos específicos - 1º semestre: 1.Compreender do que falamos quando nos referimos à estrutura organizacional, para que serve uma estrutura e o motivo pelo qual todas as organizações possuem uma; 2.Compreender que as organizações podem adoptar estruturas diferenciadas - “soluções estruturais” diferentes - em função do modo como concebem e organizam o trabalho (divisão e coordenação do trabalho) e de factores de contingência; 3.Compreender que há estruturas organizacionais mais capazes do que outras de responder adequadamente aos problemas e necessidades concretas dos idosos e de inovar nesta matéria.

Programa

Conteúdos programáticos: 1.Estrutura organizacional 1.1 As seis componentes básicas da organização (o centro operacional, o topo estratégico, a linha hierárquica de autoridade, a tecnoestrutura, os serviços de apoio, a ideologia) 1.2 Divisão do trabalho e a sua coordenação: duas necessidades indissociáveis e inerentes a toda a actividade humana organizada 1.2.1 Os modos de organização do trabalho como produto da combinação entre divisão do trabalho e mecanismos de coordenação do trabalho 1.2.1.1 Divisão do trabalho entre operadores (divisão vertical e divisão horizontal) 1.2.1.2 Departamentalização, diferenciação e ligação entre unidades (formas de departamentalização, diferenciação vertical e horizontal, mecanismos de ligação entre unidades) 1.2.1.3 Mecanismos de coordenação do trabalho (ajustamento mútuo, supervisão directa,estandardização dos procedimentos, estandardização dos resultados, estandardização das qualificações e estandardização das normas) 1.2.2 A influência dos factores de contingência sobre os modos de organização do trabalho e, consequentemente, sobre o desenho da estrutura organizacional: idade e dimensão da organização, tecnologia, o meio envolvente (destaque para as características do mercado) 1.3 Os actores organizacionais e o seu poder 1.3.1 Categorias de actores organizacionais e as suas relações 1.3.1.1 Actores internos: os operacionais, os que dirigem/gerem a organização (topo estratégico) os que supervisionam e controlam os processos de trabalho (linha hierárquica), os analistas da tecnoestrutura e o pessoal do suporte logístico 1.3.1.2 Actores externos: os “clientes”/utilizadores dos serviços, os proprietários da organização, no sentido legal ou financeiro, sindicatos e outras associações de trabalhadores 1.3.2 Processos de decisão e comportamentos dos actores: atitudes tipo dos actores organizacionais e recursos mobilizados no exercício do poder 1.3.3 Identificação e classificação dos sistemas de influência na organização - sistema de controlo pessoal, sistema de controlo burocrático, sistema de controlo ideológico, sistema de competências especializadas - a partir da localização do poder nesta(s) ou naquela(s) categoria(s) de actores (predominância de um ou de mais do que um mecanismos de coordenação) 2. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas 3. Estruturas organizacionais tipo e o seu potencial analítico para melhor se compreenderem as organizações complexas que existem na realidade 3.1 Estrutura simples (organização empreendedora) 3.2 Burocracia mecanicista (organização mecanicista) 3.3 Estrutura divisionária 3.4 Burocracia profissional (organização profissional) 3.5 Adhocracia (organização inovadora) 3.6 Organização missionária 3.7 Estruturas híbridas e mudança organizacional 3.8 Estruturas organizacionais mais capazes de se centrarem nos problemas e necessidades da população idosa, protegendo-a da marginalização social e da auto-desvalorização

Bibliografia Principal

Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, LIsboa, 2001
Mintzberg, Henry;Estrutura e dinâmica das organizações, Publicações Don Quixote, Lisboa, 2004
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das organizações, MacGraw-Hill, LIsboa, 2001
Bertrand, Y., Guillemet, P.;Organizações: uma abordagem sistémica, Instituto Piaget, LIsboa, 1994

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: sessões expositivas abertas à participação dos alunos. Aulas tutoriais: exercícios e debates a partir de casos práticos.


Avaliação Contínua

avaliação distribuída com exame final - realização de duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame no final.

Avaliação Final

média das classificações das duas provas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- os alunos inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, o que equivale a 10 aulas no 1º semestre e 11 no segundo; - só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 minutos de tolerância. Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transporte ou outras devem ser analisadas e justificadas em cada caso com a docente; - não é permitida a utilização de telemóveis durante as aulas; - sempre que seja possível, a docente avisará previamente nas situações de falta e será acordado com os alunos a substituição das aulas.