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Sociologia do Envelhecimento IV


Código: GS2201    Sigla: SE4

Ocorrência: 2009/10 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU2

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Sara Cristina Dias Melo   1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marielle Christine Gros   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJECTIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida;

Programa

1. Emprego, reforma e envelhecimento 1.1 A reforma enquanto direito social do trabalho 1.2 Gestão colectiva e produção de serviços para idosos 1.3 Processos de fragmentação social em torno da velhice 2. Envelhecimento, Exclusão Social e Políticas Sociais 2.1 Conceito de exclusão social 2.2 A dimensão económica da exclusão social na velhice 2.3 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice 2.4 A dimensão relacional e política da exclusão social na velhice

Bibliografia Principal

Guillemard, A. M;“Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrière”, Futuribles, 299, 2004
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001
**********************
Bulard, M;;"Des nouvelles solidarités", Pour Changer le Monde, Manières de voir, Le Monde Diplomatique, Paris, n.º 83, Out-Nov, 2005
Guillemard, A. M.;;La Retraite, une Mort Sociale, Paris, La Haye, 1972
Brinkerhoff, D. B. White, L. K.;Sociology, West Publishing Company, 1991
CIMOP;Percepciones sociales sobre las personas mayores,, Madrid, Ministério de Trabajo Y Asuntos Sociales,, 2002
Guillemard, A. M., ;Le Declin du Social. Formation et Crise des Politiques de la Vieillesse, Paris, PUF, 1986
Guillemard, A. M.;“Vieillessiment et Exclusion”, in S. Paugam (dir.) L’exclusion : L’état des savoirs, , Paris, La Decouverte, , 1996
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001
Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347.
Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994
Mauritti, R.;“Padrões de vida na velhice”,, Análise Social, n.º 171, 2004
Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005

Métodos de Ensino

- sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. - sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização de exercícios propostos pela docente. - visionamento de filmes e documentários focalizados em temáticas curriculares, designadamente focalizados no conjunto de transformações associadas ao emprego e à reforma;


Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP. Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. Incide sobre o exame final, com a realização de um novo exame, de acordo com a matéria dada e os materiais previstos e explorados na disciplina.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horários de atendimento da docente Terça-feira: 14h00-16h00; Sexta-feira: 11h30-13h00; Gabinete 3.