Código: | GS2201 | Sigla: | SE4 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 25 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 24,00 |
Orientação Tutorial: | 16,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJECTIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida;
1. Emprego, reforma e envelhecimento 1.1 A reforma enquanto direito social do trabalho 1.2 Gestão colectiva e produção de serviços para idosos 1.3 Processos de fragmentação social em torno da velhice 2. Envelhecimento, Exclusão Social e Políticas Sociais 2.1 Conceito de exclusão social 2.2 A dimensão económica da exclusão social na velhice 2.3 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice 2.4 A dimensão relacional e política da exclusão social na velhice
Guillemard, A. M;“Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrière”, Futuribles, 299, 2004 |
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001 |
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Bulard, M;;"Des nouvelles solidarités", Pour Changer le Monde, Manières de voir, Le Monde Diplomatique, Paris, n.º 83, Out-Nov, 2005 |
Guillemard, A. M.;;La Retraite, une Mort Sociale, Paris, La Haye, 1972 |
Brinkerhoff, D. B. White, L. K.;Sociology, West Publishing Company, 1991 |
CIMOP;Percepciones sociales sobre las personas mayores,, Madrid, Ministério de Trabajo Y Asuntos Sociales,, 2002 |
Guillemard, A. M., ;Le Declin du Social. Formation et Crise des Politiques de la Vieillesse, Paris, PUF, 1986 |
Guillemard, A. M.;“Vieillessiment et Exclusion”, in S. Paugam (dir.) L’exclusion : L’état des savoirs, , Paris, La Decouverte, , 1996 |
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001 |
Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347. |
Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994 |
Mauritti, R.;“Padrões de vida na velhice”,, Análise Social, n.º 171, 2004 |
Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996 |
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005 |
- sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. - sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização de exercícios propostos pela docente. - visionamento de filmes e documentários focalizados em temáticas curriculares, designadamente focalizados no conjunto de transformações associadas ao emprego e à reforma;
Não aplicável.
De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP. Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. Incide sobre o exame final, com a realização de um novo exame, de acordo com a matéria dada e os materiais previstos e explorados na disciplina.
Horários de atendimento da docente Terça-feira: 14h00-16h00; Sexta-feira: 11h30-13h00; Gabinete 3.