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Técnicas Activas II


Código: GS2203    Sigla: TA2

Ocorrência: 2009/10 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU2

Laboratoriais: 34,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta disciplina pretende desenvolver as competências atitudinais dos alunos no domínio das relações interpessoais. Será estruturada em dois tempos (teórico e prático), organizados de forma distinta: plano teórico - aulas com carácter expositivo onde serão transmitidas as noções fundamentais do modelo rogeriano. plano prático - criação de um espaço facilitador do desenvolvimento pessoal, da comunicação e das relações interpessoais, através de um processo experiencial. Este processo será desenvolvido no formato de grupos de encontro, segundo os princípios do modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Os alunos serão estimulados a reflectir sobre as suas vivências, de modo a integrarem a experiência vivida no contexto conceptual rogeriano.

Programa

I - A "novidade" da proposta rogeriana. II - Conceitos chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano: a) - diectividade e não directividade; b) - tendência actualizante. III - Condições necessárias para actualização das potencialidades individuais ou grupais: 1. aceitação incondicional positiva; 2. empatia; 3. congruência. IV - O conceito de "organismo" e o grupo como "organismo". V - A pessoa em funcionamento pleno.

Bibliografia Principal

Carl Rogers;Tornar-se pessoa, Moraes ed., 1985
Carl Rogers;Grupos de encontro, Moraes ed., 1980
Maria de Jesus martins da Fonseca;Carl Rogers: uma concepção holística do homem Da terapia centrada no cliente à pedagogia centrada no aluno, Millenium, Revista do Instituto Politécnico de Viseu, nº 36, Maio de 2009-12-03, 2009
Marina Prista Guerra, Lígia Lima;Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde., Climpesi Editores, 2005

Bibliografia Complementar

Carl Rogers;La relation d'aide et la psychothérapie, Les Éditions ESF, 1985
C. Rogers, Kinget, G. Marian;Psicoterapia e relações humanas. Teoria e Prática da terapia não-directiva, Interlivros, 1977

Métodos de Ensino

Aulas expositivas. Interacção dinâmica de grupo.


Avaliação Contínua

Avaliação contínua obrigatória. Assistência às aulas obrigatória. A avaliação incidirá sobre duas provas e sobre a participação activa dos alunos nas aulas. Provas: dois testes de avaliação de conhecimentos. Calendário das provas: 28 de Abril e 16 de Junho. Ponderação: testes - 45% cada (9 valores cada); participação activa: 10% (2 valores). Prova facultativa: os alunos podem, facultativamente; fazer um trabalho individual que constará de uma reflexão sobre a sua participação num grupo de encontro, integrando os conhecimentos teóricos que adquiriram. Esse trabalho será discutido nas aulas. A avaliação desse trabalho poderá contribuir para beneficiar os alunos que o realizarem, mas nunca para os penalizar.