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Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 28 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 30,00
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos sobre as alterações nas modalidades sensoriais e actividades perceptivas associadas ao envelhecimento. 2. Compreender a natureza das mudanças cognitivas que ocorrem na adultez, com ênfase na idade adulta tardia. 3. Conhecer as modelos teóricos que explicam os efeitos do envelhecimento na personalidade. Competências: 1. No final da unidade o aluno deve ser capaz de: 2. Identificar os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 3. Descrever e distinguir os modelos teóricos que explicam a cognição na velhice. 4. Identificar, descrever e distinguir as teorias que relacionam a personalidade e o envelhecimento.

Programa

1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Atenção e percepção. 1.2. Conceito de limiar. 1.3. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. A teoria psicométrica: Wechsler e o conceito de QI; a perspectiva bifactorial do Horn e Cattell: inteligência fluida versus cristalizada. 2.1.1. O modelo de Baltes: inteligência mecânica versus pragmática. 2.2. A abordagem cognitiva: o estádio pós-formal; a sabedoria, o modelo de Schaie. 2.3. A abordagem do processamento da informação 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica: de Cattell e Eysenck ao modelo dos 5 factores de Costa e McCrae. 3.3. A abordagem desenvolvimentista: as perspectivas de Jung, Erikson, Levinson e Loevinger 3.4. A abordagem cognitiva e sociocognitiva: a teoria de Whitbourne

Bibliografia Principal

BIRREN, James E. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press, 2001. ISBN: 0-12-101262-X
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington: American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7
MARCHAND, Helena; Desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Quarteto. ISBN: 972-8535-69-4
FERNANDEZ-BALLESTEROS, Rocío ;Gerontología social, Madrid : Pirámide, 2000. ISBN: 84-368-1437-1
FONTAINE, Roger ;Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores, 2000. ISBN: 972-8449-65-8
BENGTSON, Vern L. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999. ISBN: 0-8261-1234-X

Observações Bibliográficas

As obras estão dispiníveis na biblioteca.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual. Nota: o conteúdo das aulas teóricas centrar-se-á em temáticas relativas ao programa discutido nas aulas iniciais (em actualização). Aulas de orientação tutorial: Realização de um trabalho de grupo sobre um tema no domínio da cognição ou da personalidade; leitura orientada e interpretação de textos científicos.


Avaliação Final

A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará do resultado obtido no exame individual escrito (60%) e no trabalho de grupo (40%). O exame é constituído por perguntas de resposta curta, resposta múltipla e resposta de desenvolvimento; incide sobre todos os conteúdos programáticos abordados nas aulas teóricas e na orientação tutorial e é cotado de 0 a 20 valores. Nota do exame equivalente a 100% para os alunos que optarem pela avaliação final.

Provas e Trabalhos Especiais

Os trabalhos de grupo são avaliados de acordo com parametros definidos nas OT. O suporte papel deverá contar com um máximo de 20 páginas e ser entregue ao docente no dia da exposição oral do trabalho.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.