Código: | GS1202 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 28 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Adquirir conhecimentos sobre as alterações nas modalidades sensoriais e actividades perceptivas associadas ao envelhecimento. 2. Compreender a natureza das mudanças cognitivas que ocorrem na adultez, com ênfase na idade adulta tardia. 3. Conhecer as modelos teóricos que explicam os efeitos do envelhecimento na personalidade. Competências: 1. No final da unidade o aluno deve ser capaz de: 2. Identificar os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 3. Descrever e distinguir os modelos teóricos que explicam a cognição na velhice. 4. Identificar, descrever e distinguir as teorias que relacionam a personalidade e o envelhecimento.
1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Atenção e percepção. 1.2. Conceito de limiar. 1.3. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. A teoria psicométrica: Wechsler e o conceito de QI; a perspectiva bifactorial do Horn e Cattell: inteligência fluida versus cristalizada. 2.1.1. O modelo de Baltes: inteligência mecânica versus pragmática. 2.2. A abordagem cognitiva: o estádio pós-formal; a sabedoria, o modelo de Schaie. 2.3. A abordagem do processamento da informação 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica: de Cattell e Eysenck ao modelo dos 5 factores de Costa e McCrae. 3.3. A abordagem desenvolvimentista: as perspectivas de Jung, Erikson, Levinson e Loevinger 3.4. A abordagem cognitiva e sociocognitiva: a teoria de Whitbourne
BIRREN, James E. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press, 2001. ISBN: 0-12-101262-X |
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington: American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7 |
MARCHAND, Helena; Desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Quarteto. ISBN: 972-8535-69-4 |
FERNANDEZ-BALLESTEROS, Rocío ;Gerontología social, Madrid : Pirámide, 2000. ISBN: 84-368-1437-1 |
FONTAINE, Roger ;Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores, 2000. ISBN: 972-8449-65-8 |
BENGTSON, Vern L. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999. ISBN: 0-8261-1234-X |
As obras estão dispiníveis na biblioteca.
Aulas teóricas: Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual. Nota: o conteúdo das aulas teóricas centrar-se-á em temáticas relativas ao programa discutido nas aulas iniciais (em actualização). Aulas de orientação tutorial: Realização de um trabalho de grupo sobre um tema no domínio da cognição ou da personalidade; leitura orientada e interpretação de textos científicos.
A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará do resultado obtido no exame individual escrito (60%) e no trabalho de grupo (40%). O exame é constituído por perguntas de resposta curta, resposta múltipla e resposta de desenvolvimento; incide sobre todos os conteúdos programáticos abordados nas aulas teóricas e na orientação tutorial e é cotado de 0 a 20 valores. Nota do exame equivalente a 100% para os alunos que optarem pela avaliação final.
Os trabalhos de grupo são avaliados de acordo com parametros definidos nas OT. O suporte papel deverá contar com um máximo de 20 páginas e ser entregue ao docente no dia da exposição oral do trabalho.
Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.