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Técnicas Activas II


Código: GS2203    Sigla: TA2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU2

Laboratoriais: 28,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do gerontólogo. b. Aprendizagem experiencial – desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Competências: Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como gerontólogos.

Programa

I – Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano. a) Dinâmica de grupos i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante; iii. o grupo como organismo. b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades do grupo. i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência. c) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento pleno. II – Experiência de integração num grupo de encontro.

Bibliografia Principal

Bermejo, J.C. (2010);A relação de ajuda no encontro com idosos, Prior Velho: Paulinas Editora
Fonseca, M.J.M.;“Carl Rogers: uma concepção holística do homem. Da terapia centrada no cliente à pedagogia centrada no aluno”., Millenium. Revista do Instituto Politécnico de Viseu, nº 36, Maio de 2009. http://www.ipv.pt/millenium/Millenium36/4.pdf
Rogers, C. (1985);Tornar-se Pessoa, Lisboa: Moraes Ed.
Torralba, F. (2010);A arte de saber escutar, Lisboa: Guerra e Paz, Editores S.A.
Rogers, C. (1980);Grupos de Encontro, Lisboa: Moraes Ed.
Guerra, M.P., Lima, L. (2005).;Intervenção psicológica em grupos em contexto de saúde., Lisboa:Climpesi Editores.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conteúdos teóricos do modelo rogeriano. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos sobre a aplicação prática deste modelo na prática da relação com pessoas idosas, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos na prática concreta, e especificamente na prática da gerontologia social. 3. Interacção dinâmica de grupo. Os estudantes são convidados a viverem a experiencia de grupo, com o duplo objectivo de desenvolverem as suas relações interpessoais e a comunicação e, simultaneamente, terem contacto experiencial com o modelo rogeriano.


Avaliação Contínua

Avaliação contínua obrigatória. Assistência às aulas obrigatória. A avaliação incidirá sobre duas provas e sobre a participação activa dos alunos nas aulas. Provas: dois testes de avaliação de conhecimentos. Calendário das provas: 6 de Abril e 8 de Junho.

Avaliação Final

!º teste: 45% 2º teste: 45% Participação activa: 10%

Provas e Trabalhos Especiais

Segundo o Regulamento, os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua, podem realizar uma Prova Extra.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Segundo o Regulamento, os alunos podem melhorar a classificação obtida na avaliação contínua, realizando a Prova Extra.