Estágio I
Ocorrência: 2011/12 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TurmaU
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Compreender os principais factores sociais, de ordem estrutural, que expõem as pessoas idosas a rupturas (de ordem económica, relacional e/ou simbólica) e a fenómenos de vulnerabilidade psicológica (de ordem cognitiva, afectiva, motivacional);
Incentivar a mobilização dos instrumentos teóricos adquiridos nas diversas disciplinas a fim de desconstruir os principais estereótipos que recaem sobre as pessoas mais velhas na sociedade actual;
Aprender a analisar a trajectória sócio-biográfica dos idosos de modo a evidenciar os recursos que possuem para enfrentar os desafios desta etapa do ciclo vital;
Compreender que as estratégias de relacionamento interpessoal podem contribuir para acentuar ou prevenir o sentimento de perda da identidade e a resignação dos idosos
Adaptar o relacionamento interpessoal em função do público-alvo
Ser capaz de integrar equipas profissionais, trabalhando numa óptica multidisciplinar, respeitando e valorizando a articulação com os diversos agentes institucionais
Programa
1. Condições de emergência da gerontologia social
1.1 O fenómeno do envelhecer ao longo da história
1.2 Antecedentes históricos e precursores da Gerontologia Social, enquanto especialidade científica
1.3 Conceito de Gerontologia, Gerontologia Social e Geriatria
2. O envelhecimento e a velhice enquanto objectos de estudo da gerontologia
2.1 Diferentes modos de conceber a velhice
2.2 Conceito de Idade, envelhecimento e velhice
2.3 Mitos e estereótipos relacionados com a idade
3. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social
3.1.1 Reflexão orientada dos processos de recolha de informação acerca das trajectórias de vida dos idosos e dos objectivos e modos de funcionamento institucionais – construção de grelhas de observação e recolha de dados
3.1.2 Intervenções visando contrariar o isolamento dos indivíduos em perda de autonomia, enfatizando a importância da comunicação e da escuta empática como estratégias potenciadoras de um melhor conhecimento da subjectividade do outro
Bibliografia Principal
Ribeiro, O.; Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Activo, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-739-2 |
Fonseca, A.M.;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi Editores, 2005 |
Fontaine, R.;Psicologia do Envelhecimento, Climepsi Editores, 2000 |
Nunes,B.; Pais, J.;Doença de Alzheimer, Exercícios de Estimulação, vol.1 e 2, Lidel Editores, 2007 |
Zimerman, G.;Velhice:Aspectos Biopsicossociais, Artmed Editora, 2000 |
Ballesteros, Rocio Fernandez;Gerontologia Social, Ediciones Pirâmide, 2004 |
Bibliografia Complementar
Geis, P.; Rubi, M.;Actividades criativas e recursos práticos, Artmed Editora, 2001 |
Lima, M.;Posso participar?, Ambar, 2004 |
Jacob, L.;Animação de idosos (Actividades), Ambar, 2007 |
Funes, M.;O Poder do riso, Editora Ground, 2001 |
Paúl, C.; Fonseca, A. ;Envelhecer em Portugal, Climepsi Editores, 2005 |
Métodos de Ensino
Ao longo das aulas proceder-se-á ao uso de uma diversidade de metodologias e estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem activa e a problematização das experiências observadas e vivenciadas nos vários contextos de estágio: método expositivo, sustentado em sessões teórico-práticas com recurso a elementos convencionais e multimédia; brainstorming, debates ou trabalhos de grupo sobre acções a planear e a desenvolver nos contextos de estágio; role-playing em torno do treino de competências direccionadas para o enfrentamento de situações reais e seminários direccionados para o conhecimento de projectos diversificados na área da gerontologia social.
A avaliação contínua, adequada ao tipo de aprendizagem requerida, contempla o desempenho do aluno no estágio, aferido com base em discussões colectivas, grelhas de avaliação, diários de campo e relatórios de estágio.
Avaliação Final
Serão critérios de avaliação de Estágio:
Capacidade de interacção com outros técnicos e grau de participação em tarefas conjuntas;
Relatos das orientadoras locais, relativos ao desempenho dos alunos, através das reuniões desenvolvidas em cada contexto de estágio;
Capacidade interpessoal no contacto com os utentes e na construção de estratégias de apoio;
Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de orientação de estágio;
Capacidade de desenvolvimento e operacionalização do projecto de estágio, que inclui a capacidade pessoal de organização do tempo, de ultrapassar constrangimentos, responsabilidade nos compromissos assumidos e eficácia da sua intervenção, tanto em relação à realização de tarefas profissionais concretas junto da população-alvo, como à capacidade para propôr formas de intervenção inovadoras em função do diagnóstico;
Qualidade dos registos de campo sobre observações efectuadas e outros documentos pesquisados ou produzidos que integram o dossier da disciplina
A avaliação das disciplinas de Estágio I e II será o resultado das seguintes ponderações:
- 50% da nota reporta-se ao desempenho demonstrado no trabalho de terreno
- 50% da nota centrar-se-á na realização de trabalho escrito e/ou oral apresentado em sessão de Estágio.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O horário de atendimento da docente da disciplina é à 6ª feira, das 16 às 17,30 horas.