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Sociologia do Envelhecimento IV


Código: GS2201    Sigla: SE4

Ocorrência: 2012/13 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaY

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJECTIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos, nomeadamente as dinâmicas relacionais intra-familiares; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida, nomeadamente o problema da exclusão social na velhice.

Programa

1. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 1.1. Valores e interação familiar 1.2. Redes de apoio familiar 2. Envelhecimento e Exclusão Social 2.1. Conceito de exclusão social 2.2 Exclusão social na velhice 2.2.1 A dimensão económica da exclusão social na velhice: padrões de vida da velhice na sociedade portuguesa 2.2.2 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice: representações sociais sobre os idosos e exclusão simbólica 2,2.3 A dimensão relacional da exclusão social na velhice: a atomização social

Bibliografia Principal

Guillemard, A. M;“Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrière”, Futuribles, 299, 2004
Bulard, M;;"Des nouvelles solidarités", Pour Changer le Monde, Manières de voir, Le Monde Diplomatique, Paris, n.º 83, Out-Nov, 2005
Brinkerhoff, D. B. White, L. K.;Sociology, West Publishing Company, 1991
CIMOP;Percepciones sociales sobre las personas mayores,, Madrid, Ministério de Trabajo Y Asuntos Sociales,, 2002
Guillemard, A. M., ;Le Declin du Social. Formation et Crise des Politiques de la Vieillesse, Paris, PUF, 1986
Guillemard, A. M.;“Vieillessiment et Exclusion”, in S. Paugam (dir.) L’exclusion : L’état des savoirs, , Paris, La Decouverte, , 1996
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001
Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347.
Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994
Mauritti, R.;“Padrões de vida na velhice”,, Análise Social, n.º 171, 2004
Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005
**********************
Guillemard, A. M.;;La Retraite, une Mort Sociale, Paris, La Haye, 1972

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T) - sessões que contemplam a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT) - sessões que visam consolidar as competências científico-pedagógicas dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de trabalhos pelos alunos(individualmente ou grupos restritos) com discussão e problematização colectivas; produção de conhecimentos pelos alunos através da realização dos trabalhos de avaliação propostos pelo docente; - visionamento de filmes e documentários focalizados em temáticas curriculares, nomeadamente focalizados no conjunto de transformações associadas às relações intra-familiares e à exclusão social na velhice.


Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: A avaliação distribuída consistirá: a) na realização de um trabalho escrito (individual ou em grupo, até um limite de 2 elementos), sobre temas dos conteúdos programáticos da cadeira. Serão considerados: - articulação do tema com as matérias programáticas; - capacidade de análise crítica dos textos; - sistematicidade; - pesquisa bibliográfica; - originalidade; - empenho no trabalho. Este trabalho será ainda objecto de uma defesa por parte dos seus autores, que não deverá exceder os 15/20 minutos. Será valorizada a clareza na exposição e a articulação entre todos os elementos do grupo. O trabalho escrito não deve exceder as 10 páginas, escrito a Arial 11, espaço 1,5 pt, e deve incluir já a bibliografia. b) num exercício escrito individual a realizar em data a definir. c) a participação (nomeadamente através da realização de fichas de leitura e outros elementos de estudo) poderá traduzir-se, na nota final, numa bonificação de 1 valor. 2. Avaliação por exame final

Avaliação Final

O relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. O exercício escrito individual tem uma ponderação de 50% na nota final.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP. Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP, nomeadamente com a realização de um novo exame, de acordo com a matéria dada na disciplina.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horários de atendimento do professor Terça-feira: 14h30-16h00; Quinta feira: 14h30-16h00 Gabinete 5.