• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2203

Técnicas Activas II


Código: GS2203    Sigla: TA2

Ocorrência: 2013/14 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaY

Laboratoriais: 28,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do gerontólogo. b. Aprendizagem experiencial – desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Competências: Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como gerontólogos.

Programa

I – Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano. a) Dinâmica de grupos i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante; iii. o grupo como organismo. b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades do grupo. i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência. c) A escuta activa. d) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento pleno. II – Experiência de integração num grupo de encontro.

Bibliografia Principal

Torralba, F. (2010);A arte de saber escutar, Lisboa: Guerra e Paz, Editores S.A.
Bermejo, J.C. (2010);A relação de ajuda no encontro com idosos, Prior Velho: Paulinas Editora
Rogers, C. (1985);Tornar-se Pessoa, Lisboa: Moraes Ed.
Rogers, C. (1980);Grupos de Encontro, Lisboa: Moraes Ed.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conteúdos teóricos do modelo rogeriano. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos sobre a aplicação prática deste modelo na prática da relação com pessoas idosas, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos na prática concreta, e especificamente na prática da gerontologia social. 3. Interacção dinâmica de grupo. Os estudantes são convidados a viverem a experiencia de grupo, com o duplo objectivo de desenvolverem as suas relações interpessoais e a comunicação e, simultaneamente, terem contacto experiencial com o modelo rogeriano.


Avaliação Contínua

Avaliação contínua obrigatória. Assistência às aulas obrigatória. Elementos de avaliação e sua ponderação: - participação activa nas aulas - 10%; - 2 testes - 45% cada.

Provas e Trabalhos Especiais

Segundo o Regulamento, os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua, podem realizar uma Prova Extra.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Segundo o Regulamento, os alunos podem melhorar a classificação obtida na avaliação contínua, realizando a Prova Extra.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Atendimento (Gabinete 4): 2ª feira: 11h-13h 4ª feira: 14h-17h