Código: | GS3102 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 9 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Docência - Horas
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Português
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afectivas e nos distúrbios emocionais. - Promover a discussão junto dos alunos dos conceitos de perturbação clínica e sub-clinica no âmbito da psicogeriatria. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstco das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver nos alunos competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (screening e intervenção psicossocial).
1. Perturbações emocionais no adulto idoso: 1.1. Estados depressivos e distress psicológico 1.2. Perturbações da ansiedade e da adaptação 1.3. Luto normal e complicado/patológico 2. Perturbações do sono 3. Perturbações sexuais 4. Perturbações relacionadas com substâncias 5. Outras condições psicopatológicas (e.g. Síndrome de Diógenes).
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006 |
Firmino, H. et al (coord);Psicogeriatria, Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006 |
Afonso, R.M.;Reminiscência como Técnica de Intervenção Psicológica em Pessoas Idosas, Lisboa: FCG e FCT, 2011 |
Piu-Abreu, JL;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997 |
Spar, J & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.;Casebook of Clinical Geropsychology, London: Oxford University Press, 2010 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, texto revisto (DSM-IV-TR), 4ª edição, Climepsi Editores, 2004 |
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993 |
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
Karel, M.J., Ogland-Hand, S. & Gatz, M.;Assessing and Treating Late-Life Depression, USA: Basic Books, 2002 |
Whitbourne, SK.;Psychopathology in Later Life, USA: John Wiley & Sons Inc, 2000 |
Gallo, J. et al (eds.);Reichel Assistência ao Idoso: Aspectos Clínicos do Envelhecimento, Guanabara Koogan, 2001 |
À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos, relatórios) disponibilizados pelo docente
Aulas expositivas e discussão de casos.
Avaliação mista com dois momentos de avaliação: (i) prova escrita a decorrer a meio do semestre em horário de aula (ii) prova escrita a decorrer na época normal de exame.
Classificação obtida nas provas escritas (50% + 50%). Não há nota mínima para cada uma das provas. Os alunos que queiram optar por realizar exame final deverão avisar o docente até uma semana depois de fixação das notas da 1ª prova.
Não aplicável.