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Psicopatologia do Envelhecimento II


Código: GS3102    Sigla: PE2

Ocorrência: 2013/14 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaZ

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afectivas e nos distúrbios emocionais. - Promover a discussão junto dos alunos dos conceitos de perturbação clínica e sub-clinica no âmbito da psicogeriatria. - Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstco das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades. - Desenvolver nos alunos competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (screening e intervenção psicossocial).

Programa

1. Perturbações emocionais no adulto idoso: 1.1. Estados depressivos e distress psicológico 1.2. Perturbações da ansiedade e da adaptação 1.3. Luto normal e complicado/patológico 2. Perturbações do sono 3. Perturbações sexuais 4. Perturbações relacionadas com substâncias 5. Outras condições psicopatológicas (e.g. Síndrome de Diógenes).

Bibliografia Principal

Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006
Firmino, H. et al (coord);Psicogeriatria, Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006
Afonso, R.M.;Reminiscência como Técnica de Intervenção Psicológica em Pessoas Idosas, Lisboa: FCG e FCT, 2011
Piu-Abreu, JL;Introdução à Psicopatologia Compreensiva, Lisboa: FCG, 1997
Spar, J & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.;Casebook of Clinical Geropsychology, London: Oxford University Press, 2010

Bibliografia Complementar

APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, texto revisto (DSM-IV-TR), 4ª edição, Climepsi Editores, 2004
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Karel, M.J., Ogland-Hand, S. & Gatz, M.;Assessing and Treating Late-Life Depression, USA: Basic Books, 2002
Whitbourne, SK.;Psychopathology in Later Life, USA: John Wiley & Sons Inc, 2000
Gallo, J. et al (eds.);Reichel Assistência ao Idoso: Aspectos Clínicos do Envelhecimento, Guanabara Koogan, 2001

Observações Bibliográficas

À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos, relatórios) disponibilizados pelo docente

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e discussão de casos.


Avaliação Contínua

Avaliação mista com dois momentos de avaliação: (i) prova escrita a decorrer a meio do semestre em horário de aula (ii) prova escrita a decorrer na época normal de exame.

Avaliação Final

Classificação obtida nas provas escritas (50% + 50%). Não há nota mínima para cada uma das provas. Os alunos que queiram optar por realizar exame final deverão avisar o docente até uma semana depois de fixação das notas da 1ª prova.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.