Código: | GS3107 | Sigla: | E5 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 45,00 |
Docência - Horas
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Português
Tendo em conta que a avaliação de programas e de serviços relacionados com os idosos é um trabalho prioritário, pretende-se treinar os alunos na aplicação, cotação e interpretação dos dados resultantes da análise dos instrumentos de avaliação contidos no Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (Fernandez-Ballesteros et al., 1995). A aplicação deste protocolo de avaliação multidimensional permite desenvolver avaliações sistemáticas dos lares de idosos, sendo por isso um instrumento valioso para dirigir as intervenções a adoptar. Pretende-se que os alunos, a partir da observação e da recolha de informações juntos dos técnicos dos lares de idosos (director e equipas multidisciplinares), compreendam a constelação de factores que intervêm no processo de envelhecimento (medidas de política social, ambiente físico e social e características bio-psíquicas e socio-culturais dos idosos). Mediante a análise quantitativa da informação recolhida caberá aos alunos desenvolver um diagnóstico socio-institucional sustentado, que permita compreender quais os factores que inibem e que potenciam um envelhecimento bem-sucedido. Pretende-se que a avaliação se estenda aos idosos a residir em contextos de institucionalização, avaliando habilidades funcionais, saúde, integração na comunidade e nível de actividades. Pretende-se que os alunos: Analisem criticamente os funcionamentos institucionais, afastando-se de modos estereotipados de categorizar os problemas. Produzam diagnósticos cientificamente suportados que lhes permitam no segundo semestre (Estágio VI) implementar acções coerentes com as bases teóricas existentes. Interajam com os profissionais de várias áreas, por forma a impulsionarem estruturas indutoras de acção colectiva ampliadora das oportunidades dos mais vulneráveis.
1. AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA PESSOAS IDOSAS 1.1. Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais 1.1.1. Treino na aplicação, cotação e interpretação dos questionários de avaliação contidos no SAMES-Lares (Fernandes-Ballesteros, 1994) 2. INSTITUCIONALIZAÇÃO 4.1.Transição de residência: da família para o lar 4.2. A institucionalização em lar e suas consequências 4.3. Os espaços institucionais e o lugar dos idosos 4.4. Vivência em lar e desafios identitários
Fernandez-Ballesteros;Sistema de Evaluacion de Residencias de Ancianos SERA, 1995 |
Moos RH & Lemke A;Group Residences For Older Adults, 1994 |
Daniel F;Profissionalização e qualificação da resposta social lar de idosos em Portugal, Interacções, 17, 65-74, 2009 |
Fischer, G;Psicologia Socia do Ambiente., Instituto Piaget, 1994 |
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos: Identidade em Risco ou Identidade Riscada, Coisas de Ler, 2013 |
Paúl MC;O processo de avaliação ambiental multifásico (MEAP). Uma aplicação em Portugal, Psicologia, 1995, X, 1: 237-264 |
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do ISSSP
Aulas de 3h (total de 48 horas semestrais) interactivas que promovem o treino na aplicação, cotação, interpretação e análise crítica dos dados resultantes dos diferentes instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Apoio na redacção do relatório final. A) Exposição dos principais aspectos teóricos e conceptuais B) Leituras orientadas C) Análise e discussão de artigos científicos relevantes C) Visualização de vídeos D) Apoio directo aos alunos no horário de atendimento.
No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP (6 horas semanais).
Critérios de Avaliação: Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (6h semanais); Aplicação rigorosa dos diferentes instrumentos de avaliação multidimensional, que implicam interacções ajustadas entre os alunos e os profissionais e residentes dos diferentes lares de idosos - controlo de qualidade efectuado pela docente; Feedback qualitativo dos orientadores locais relativo ao desempenho dos alunos; Relatório de Estágio 40% relatório final 50% trabalho de terreno 10% participação activa nas aulas O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).
Horário de atendimento da docente: terça-feira: 14:00-17:00 sexta-feira das 15:30 às 18:30. Gabinete 2