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Estágio V


Código: GS3107    Sigla: E5

Ocorrência: 2013/14 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaZ

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 45,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 0,00
Seminário Totais 1 3,00
Berta Maria Marinho Rodrigues Maia   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Tendo em conta que a avaliação de programas e de serviços relacionados com os idosos é um trabalho prioritário, pretende-se treinar os alunos na aplicação, cotação e interpretação dos dados resultantes da análise dos instrumentos de avaliação contidos no Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (Fernandez-Ballesteros et al., 1995). A aplicação deste protocolo de avaliação multidimensional permite desenvolver avaliações sistemáticas dos lares de idosos, sendo por isso um instrumento valioso para dirigir as intervenções a adoptar. Pretende-se que os alunos, a partir da observação e da recolha de informações juntos dos técnicos dos lares de idosos (director e equipas multidisciplinares), compreendam a constelação de factores que intervêm no processo de envelhecimento (medidas de política social, ambiente físico e social e características bio-psíquicas e socio-culturais dos idosos). Mediante a análise quantitativa da informação recolhida caberá aos alunos desenvolver um diagnóstico socio-institucional sustentado, que permita compreender quais os factores que inibem e que potenciam um envelhecimento bem-sucedido. Pretende-se que a avaliação se estenda aos idosos a residir em contextos de institucionalização, avaliando habilidades funcionais, saúde, integração na comunidade e nível de actividades. Pretende-se que os alunos: Analisem criticamente os funcionamentos institucionais, afastando-se de modos estereotipados de categorizar os problemas. Produzam diagnósticos cientificamente suportados que lhes permitam no segundo semestre (Estágio VI) implementar acções coerentes com as bases teóricas existentes. Interajam com os profissionais de várias áreas, por forma a impulsionarem estruturas indutoras de acção colectiva ampliadora das oportunidades dos mais vulneráveis.

Programa

1. AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA PESSOAS IDOSAS 1.1. Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais 1.1.1. Treino na aplicação, cotação e interpretação dos questionários de avaliação contidos no SAMES-Lares (Fernandes-Ballesteros, 1994) 2. INSTITUCIONALIZAÇÃO 4.1.Transição de residência: da família para o lar 4.2. A institucionalização em lar e suas consequências 4.3. Os espaços institucionais e o lugar dos idosos 4.4. Vivência em lar e desafios identitários

Bibliografia Principal

Fernandez-Ballesteros;Sistema de Evaluacion de Residencias de Ancianos SERA, 1995
Moos RH & Lemke A;Group Residences For Older Adults, 1994
Daniel F;Profissionalização e qualificação da resposta social lar de idosos em Portugal, Interacções, 17, 65-74, 2009
Fischer, G;Psicologia Socia do Ambiente., Instituto Piaget, 1994
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos: Identidade em Risco ou Identidade Riscada, Coisas de Ler, 2013
Paúl MC;O processo de avaliação ambiental multifásico (MEAP). Uma aplicação em Portugal, Psicologia, 1995, X, 1: 237-264

Observações Bibliográficas

Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do ISSSP

Métodos de Ensino

Aulas de 3h (total de 48 horas semestrais) interactivas que promovem o treino na aplicação, cotação, interpretação e análise crítica dos dados resultantes dos diferentes instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Apoio na redacção do relatório final. A) Exposição dos principais aspectos teóricos e conceptuais B) Leituras orientadas C) Análise e discussão de artigos científicos relevantes C) Visualização de vídeos D) Apoio directo aos alunos no horário de atendimento.


Avaliação Contínua

No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP (6 horas semanais).

Avaliação Final

Critérios de Avaliação: Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (6h semanais); Aplicação rigorosa dos diferentes instrumentos de avaliação multidimensional, que implicam interacções ajustadas entre os alunos e os profissionais e residentes dos diferentes lares de idosos - controlo de qualidade efectuado pela docente; Feedback qualitativo dos orientadores locais relativo ao desempenho dos alunos; Relatório de Estágio 40% relatório final 50% trabalho de terreno 10% participação activa nas aulas O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horário de atendimento da docente: terça-feira: 14:00-17:00 sexta-feira das 15:30 às 18:30. Gabinete 2