Código: | GS1202 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 11 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 16,00 |
Docência - Horas
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Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica. - Conhecer as representações sociais em torno do processo de envelhecimento, evidenciando as implicações psicossociais do idadismo. - Identificar e descrever os estadios de desenvolvimento da familia e respectivas dinâmicas relacionais, com enfoque no papel e lugar do idoso e nos cuidados informais. - Compreender as relações sociais (extra-familiares) e afectivas das pessoas mais velhas desde um enfoque psicossocial. - Identificar e descrever conceitos elementares relativos ao abuso, negligência e maus tratos ao idoso, bem como as principais teorias explicativas.
1. Atitudes, representações e expectativas em relação à velhice. Abordagem psicossociológica ao fenómeno do idadismo. 2. A pessoa idosa na familia e os cuidados informais 3. Relações intergeracionais 4. Relações sociais extra-familiares e solidão 5. Abuso, negligência e violência ao idoso
WHO;European Report on Preventing Elder Maltreatment, WHO, 2011 |
Muñoz Tortosa, J.; "Personas Mayores y Malos Tratos", Madrid: Pirámide, 2004 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012 |
Fonseca, AM.; "Reforma e Reformados", Coimbra: Almedina, 2011 |
Marques, S.; "Discriminação da Terceira Idade", Lisboa: FFMS, 2011 |
Sánchez, FL. & Ulacia, JC.; "Sexualidad en la Vejez", Madrid: Pirámide, 1998 |
Connidis, I.A.;Family Ties & Aging, 2nd edition, USA: Pine Forge Press, 2010 |
Paúl, C; "Lá para o fim da vida: idosos, familia e meio ambiente", Coimbra: Almedina, 1997 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2006 |
Lima et al; "Idadismo na Europa. Uma abordagem psicossociológica com o foco no caso Português. Relatório I", Lisboa: EURAGE, 2010 |
Pimentel, L.; "O lugar do idoso na familia: contextos e trajectórias", Coimbra: Quarteto, 2001 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. Identidade em Risco ou Identidade Riscada?, Lisboa: Coisas de Ler, 2012 |
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.; "Envelhecer em Familia: os cuidados familiares na velhice", Porto: Ambar, 2004 |
Às obras referenciadas acrescem textos (artigos científicos, relatórios e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; as obras estão dispiníveis na biblioteca.
Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual.
Avaliação distribuída com quatro componentes de avaliação: (i) realização de uma prova escrita a meio do semestre; (ii) realização de uma prova escrita individual na data do exame final; (iii) realização de um pequeno trabalho individual com exposição oral em aula; (iv) participação nas aulas.
Cada prova escrita individual tem o peso de 35% na classificação final da disciplina; o trabalho individual tem o peso de 20% e a participação nas aulas o peso de 10%. Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.
Não aplicável.
Melhoria realizada através de exame final (100%).