Código: | GS2203 | Sigla: | TA2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 8 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 32,00 |
Docência - Horas
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Português
a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do gerontólogo. b. Aprendizagem experiencial ¿ desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Competências: Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como gerontólogos.
I ¿ Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano. a) Dinâmica de grupos i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante; iii. o grupo como organismo. b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades do grupo. i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência. c) A escuta activa. d) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento pleno. II ¿ Experiência de integração num grupo de encontro.
Torralba, F. (2010);A arte de saber escutar, Lisboa: Guerra e Paz, Editores S.A. |
Bermejo, J.C. (2010);A relação de ajuda no encontro com idosos, Prior Velho: Paulinas Editora |
Rogers, C. (1985);Tornar-se Pessoa, Lisboa: Moraes Ed. |
Rogers, C. (1980);Grupos de Encontro, Lisboa: Moraes Ed. |
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conteúdos teóricos do modelo rogeriano. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos sobre a aplicação prática deste modelo na prática da relação com pessoas idosas, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos na prática concreta e especificamente na prática da gerontologia social. 3. Interacção dinâmica de grupo. Os estudantes são convidados a viverem a experiência de grupo, com o duplo objectivo de desenvolverem as suas relações interpessoais e a comunicação e, simultaneamente, terem contacto experiencial com o modelo rogeriano.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Avaliação contínua obrigatória. Assistência às aulas obrigatória. Elementos de avaliação e sua ponderação: - participação activa nas aulas - 10%; - 2 testes - 45% cada.
Segundo o Regulamento, os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua, podem realizar uma Prova Extra.
Segundo o Regulamento, os alunos podem melhorar a classificação obtida na avaliação contínua, realizando a Prova Extra.