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Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Teóricas: 16,00
Orientação Tutorial: 8,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Filipe Moreira dos Santos Carneiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Nuno Filipe Moreira dos Santos Carneiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica e interseccional.

Conhecer as representações sociais em torno do processo de envelhecimento, evidenciando as implicações psicossociais do idadismo.
Identificar e descrever os estadios de desenvolvimento da familia e respectivas dinâmicas relacionais, com enfoque no papel e lugar da pessoa idosa e nos cuidados informais.
Compreender as relações sociais, afetivas e de intimidade das pessoas mais velhas desde um enfoque desenvolvimental.
Identificar e descrever conceitos elementares relativos ao abuso, negligência e maus tratos ao idoso.

Programa

1. Atitudes, representações e expectativas em relação à velhice. Abordagem psicossociológica ao fenómeno do idadismo. 

2. A pessoa idosa na família e os cuidados informais. 
3. Relações intergeracionais. 
4. Relações sociais, afetivas e solidão. 
5. Abuso, negligência e violência ao idoso.

Bibliografia Principal

Faria, M.P.R;Os Crimes Praticados contra os Idosos, Porto: Universidade Católica Editora, 2015
Gil, A.P (ed. resp.); Envelhecimento e Violência, Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, 2014
Lima et al; "Idadismo na Europa. Uma abordagem psicossociológica com o foco no caso Português. Relatório I", Lisboa: EURAGE, 2010
Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. Identidade em Risco ou Identidade Riscada?, Lisboa: Coisas de Ler, 2012
Connidis, I.A.;Family Ties & Aging, 2nd edition, USA: Pine Forge Press, 2010
Paúl, C; "Lá para o fim da vida: idosos, familia e meio ambiente", Coimbra: Almedina, 1997
WHO;European Report on Preventing Elder Maltreatment, WHO, 2011
Muñoz Tortosa, J.; "Personas Mayores y Malos Tratos", Madrid: Pirámide, 2004
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
Marques, S.; "Discriminação da Terceira Idade", Lisboa: FFMS, 2011
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.; "Envelhecer em Familia: os cuidados familiares na velhice", Porto: Ambar, 2004
Cabral, M.V.;Processos de Envelhecimento em Portugal, Lisboa: FFMS, 2013

Observações Bibliográficas

Às obras referenciadas acrescem textos (artigos científicos, relatórios e capítulos de obras)  disponibilizados pelo docente. Todas as obras estão disponíveis na biblioteca do ISSSP.

Métodos de Ensino

Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com dois componentes de avaliação: (i) realização de dois testes de avaliação distribuída em dois períodos (meio e final do semestre) com o valor total (média ponderada das notas dos dois testes) de 80%, (ii) participação ativa e assiduidade com o valor total de 20% 

Avaliação Final

Cada prova escrita individual tem o peso de 80% na classificação final da disciplina; a participação ativa e a assiduidade têm o peso de 20%. 

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).