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Sociologia do Envelhecimento IV


Código: GS2201    Sigla: SE4

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Teóricas: 21,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJETIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos, nomeadamente as dinâmicas relacionais intra-familiares; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida, nomeadamente o problema da exclusão social na velhice.

Programa

1. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 1.1. Valores e interação familiar 1.2. Redes de apoio familiar 2. Envelhecimento e Exclusão Social 2.1. Conceito de exclusão social 2.2 Exclusão social na velhice 2.2.1 A dimensão económica da exclusão social na velhice: padrões de vida da velhice na sociedade portuguesa 2.2.2 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice: representações sociais sobre os idosos e exclusão simbólica 2,2.3 A dimensão relacional da exclusão social na velhice: a atomização social



Bibliografia Principal

Capucha, L.; “Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção”, Sociologia, 2005, pp. 337-347.
Sennet, R., ;A Corrosão do Carácter. As Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo, Lisboa, Terramar, 2001
Mauritti, R.;“Padrões de vida na velhice”,, Análise Social, n.º 171, 2004
Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva,, 1996
Caradec, V.;Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001
Mendes, F. R.;;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras, Celta, 2005
**********************
Bulard, M;;"Des nouvelles solidarités", Pour Changer le Monde, Manières de voir, Le Monde Diplomatique, Paris, n.º 83, Out-Nov, 2005
Guillemard, A. M;“Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrière”, Futuribles, 299, 2004
Guillemard, A. M.;;La Retraite, une Mort Sociale, Paris, La Haye, 1972
Brinkerhoff, D. B. White, L. K.;Sociology, West Publishing Company, 1991
CIMOP;Percepciones sociales sobre las personas mayores,, Madrid, Ministério de Trabajo Y Asuntos Sociales,, 2002
Guillemard, A. M., ;Le Declin du Social. Formation et Crise des Politiques de la Vieillesse, Paris, PUF, 1986
Guillemard, A. M.;“Vieillessiment et Exclusion”, in S. Paugam (dir.) L’exclusion : L’état des savoirs, , Paris, La Decouverte, , 1996
Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T) - sessões que contemplam a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT) - sessões que visam consolidar as competências científico-pedagógicas dos alunos através das seguintes actividades: apresentação de trabalhos pelos alunos(individualmente ou grupos restritos) com discussão e problematização colectivas; produção de conhecimentos pelos alunos através da realização dos trabalhos de avaliação propostos pelo docente; - visionamento de filmes e documentários focalizados em temáticas curriculares, nomeadamente focalizados no conjunto de transformações associadas às relações intra-familiares e à exclusão social na velhice.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: A avaliação distribuída consistirá: a) na realização de um trabalho escrito (individual ou em grupo, até um limite de 2 elementos), sobre temas dos conteúdos programáticos da cadeira. Serão considerados: - articulação do tema com as matérias programáticas; - capacidade de análise crítica dos textos; - sistematicidade; - pesquisa bibliográfica; - originalidade; - empenho no trabalho. Este trabalho será ainda objecto de uma defesa por parte dos seus autores: cerca de 15 minutos. Será valorizada a clareza na exposição e a articulação entre todos os elementos do grupo. O trabalho escrito não deve exceder as 10 páginas, escrito a Arial 11, espaço 1,5 pt, e deve incluir já a bibliografia. b) num exercício escrito individual a realizar em data a definir. c) a participação (nomeadamente através da realização de fichas de leitura e outros elementos de estudo) poderá traduzir-se, na nota final, numa bonificação de 1 valor. 2. Avaliação por exame final

Avaliação Final

O relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. O exercício escrito individual tem uma ponderação de 50% na nota final.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular




Os horários de atendimento do professor serão anunciados na aula e afixados no Gabinete 5.