• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240002

Problemas Sociais Contemporâneos, Estado e Políticas Sociais


Código: M240002    Sigla: MPSCEPS
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 13 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno: - Desenvolva competências de interpretação sobre alguns dos mais relevantes problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais; - Situe esses mesmos problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco; - Seja capaz de refletir a respeito das diferentes configurações assumidas pelo Estado no contexto do capitalismo e seu impacto nas políticas sociais; - Desenvolva competências no âmbito da intervenção do Serviço Social na área da Política Social; - Desenvolva competências para aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina na elaboração, apresentação e discussão crítica de um ensaio.

Programa


1.1. O hipercapitalismo e a cultura global de mercado
1.2. O crescimento das desigualdades e das contradições sociais no contexto da modernidade e da sociedade de risco
1.3. A precarização das relações laborais, a flexibilidade funcional e a insegurança profissional
2. Dos problemas sociais atuais às novas configurações dos ¿velhos¿ problemas
2.1. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
2.2. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e o enfrentamento das catástrofes
2.3. As migrações e os refugiados
2.4. Os problemas demográficos: o envelhecimento demográfico
2.5. Problemas de origem ideológica: o racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo
3. Políticas sociais em Portugal e na Europa
3.1. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades
3.2. As políticas sociais como estratégia de materialização dos direitos sociais
3.3. Políticas sociais integradas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa está organizado por sessões temáticas autónomas mas interdependentes. Através do 1º ponto do
programa, pretende-se dotar os alunos competências analíticas diversificadas sobre alguns dos fatores sociais,
económicos, culturais e políticos que têm vindo a concorrer para a formação dos problemas a estudar. Através do
ponto 2, pretende-se dotar os alunos competências de identificação e análise a respeito das principais configurações
de problemas sociais contemporâneos e o modo como estes afetam os indivíduos, as estruturas e as práticas sociais.
Com o último ponto pretende-se promover o debate e a reflexão acerca da relação entre o Estado e as Políticas Sociais
e contribuir para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica face às respostas e medidas de política social que
visam responder a esses mesmos problemas, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu. Este ponto permite, ainda,
uma reflexão sobre a relação entre políticas sociais e Serviço Social.

Bibliografia Principal

Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70.
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70.
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências
profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos
seguintes métodos de ensino ¿ aprendizagem: 1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à
participação dos estudantes; 2) debates reflexivos, com a participação nas aulas de convidados que trabalhem em
organizações que prestam serviços sociais estruturados para dar resposta aos problemas sociais em causa; 3)
visualização de filmes/documentários sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em
pequenos grupos.
A participação dos estudantes em torno da reflexão sobre os problemas sociais estudados, em articulação com os
contributos da docente, conduzirão à realização do trabalho final desta UC: elaboração de um ensaio sobre um dos
problemas sociais contemporâneos e uma das medidas de política social que lhe procura dar resposta


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objetivo desta UC a reflexão e análise de problemas sociais que são objeto de intervenção dos
estudantes de mestrado, assim como das políticas sociais que procuram fazer face a esses mesmos problemas, a
metodologia de ensino adotada deverá ser participativa, com vista a permitir um debate rico e a troca de ideias, de
acordo com os interesses académicos e profissionais dos estudantes. Porém, a metodologia que será utilizada não
abdicará de introduzir novos problemas e análises que contribuam para a construção de novas estruturas de
conhecimento, com base em abordagens científicas oriundas de campos disciplinares diversificados, como a
sociologia, a ética e a ciência política.
Uma abordagem complexa e atual dos principais problemas sociais contemporâneos, ora através de exposições mais
teóricas, ora através das reflexões por parte de especialistas convidados e/ou da visualização de
filmes/documentários, pretende estimular nos alunos uma leitura que ultrapasse os conteúdos mais genéricos
abordados na formação inicial do primeiro ciclo do ensino superior.