• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240006

Serviço Social: Desafios e Debates Contemporâneos


Código: M240006    Sigla: SSDDC
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 14 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 32,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de aprendizagem
OA1. Explicar as transformações do Serviço Social como disciplina científica e profissão, na sua relação com a evolução do pensamento Científico e a produção de mudanças na vida social;
OA2. Analisar o desenvolvimento do Serviço Social na sua relação com o Estado e as Políticas Sociais;
OA3. Demonstrar a importância de romper com procedimentos administrativos e burocráticos no agir profissional e potenciar a afirmação da cientificidade da profissão;
OA4. Identificar temáticas e desafios com que se confronta o Serviço Social contemporâneo para se afirmar como disciplina e como profissão.

Programa

CP1. O papel dos modelos e teorias científicas na análise da realidade e sua orientação para a produção de mudanças sociais
1.1 O compromisso do Serviço Social com os valores humanistas, de justiça e dignidade social
1.2 A emergência do Serviço Social como disciplina científica.
CP2. Crise do Estado, novas formas de individualização e o sentimento de maior vulnerabilidade e fragilidade psíquica dos indivíduos:
2.1 Transformações socioeconómicas e enfraquecimento do laço social
2.2 Alterações das políticas sociais e seu impacto na estruturação da prática profissional do Serviço Social;
CP3. Valor, atitudes e saberes que confluem para uma prática cientificamente informada
3.1 O compromisso com os valores da democracia e a emancipação social
3.2 Atitudes profissionais e desenvolvimento de competências interpessoais;
3.3 Tipologia de saberes e acção profissional;
3.4 Procedimentos estratégicos na promoção da cidadania: o empowerment e advocacy.
CP4. Modalidades de Cultura Profissional: entre a Formação e a Profissão, que articulações, mediações e complementaridades
4.1 Investigação em Serviço Social: desafios à construção de um objeto teórico.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O CP1 e CP2 estão orientados para permitir aos estudantes atingirem os OA1 e OA2. Adicionalmente, os tópicos enunciados no CP3 (3.1, 3.2, 3.3 e 3.4) permitem que os estudantes se inteirem dos conteúdos que permitem operacionalizar o processo de rutura com os modos de agir tecnicistas, em boa medida resultante das reconfigurações das políticas sociais (OA3). Os conteúdos enunciados em CP4 visam promover e estimular a reflexão dos estudantes em tono dos desafios teórico-metodológicos que configuram uma nova dinâmica à afirmação da identidade do Serviço Social contemporâneo (OA4). 

Bibliografia Principal

Albuquerque, C & Arcoverde, A. (2017). ;Serviço Social contemporâneo: reflexividade e estratégia. Lisboa: Pactor.
Álvarez-Pérez, P. & Ferreira, J. M. (2021). ;La construcción teórica del objeto en Trabajo Social: un análisis empírico basado en la formación de segundo ciclo. Comunitania: Revista Internacional de Trabajo Social y Ciencias Sociales, 21: 61-95.
Branco, F. & Amaro, I. (2011). ;As práticas do ¿Serviço Social activo¿ no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108: 656-679.
Brekk, J. (2013). ;A Science of Social Work, and Social Work as an Integrative Scientific Discipline - Have We Gone Too Far, or Not Far Enough?. Research on Social Work Practice, 24(5): 517-523.
Lipovetsky, G. (1989). ;A Era do Vazio ¿ Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio D¿Água.
Longhofer, J.& Floersch, J., (2012). ;The coming crisis in social work: some thoughts on social work and science. Research on Social Work Practice, 22(5): 499-519.
Rogers, M. et al (2016). ;Developing skills for social work practice. London: Sage.

Métodos de Ensino

Esta UC organiza-se em aulas com componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1), concebendo-se, no entanto, a possibilidade de recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes através da sua implicação em debates considerando o acesso a Aulas Abertas que contem com a presença de profissionais convidados (ME2), bem como o seu envolvimento na pesquisa de artigos científicos (ME3). 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

A modalidade de Avaliação é distribuída. A avaliação consistirá na realização de um ensaio sobre um dos temas abordados no conteúdo programático ou tratado em Aula Aberta (40% da nota final), na exposição oral de um artigo pesquisado pelos estudantes, referenciado a produções científicas de Assistentes Sociais (50% da nota final), reservando-se 10% para a participação dos estudantes em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e centra-se no conhecimento teórico acerca das mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir os OA1 e OA2. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em conferências temáticas e o incentivo à pesquisa de artigos científicos visam contribuir para enriquecer e diversificar os seus conhecimentos teóricos, ter acesso a ¿boas práticas ¿ no campo da disciplina e da profissão, promover o desenvolvimento de competências de comunicação, de argumentação, de autoeficácia e de reflexividade, contribuindo para operacionalizar OA3 e OA4.