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Investigação/Acção Aplicada à Intervenção


Código: MIS2307    Sigla: IAAI
Áreas Científicas: Ciências Sociais/Serviço Social

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 9 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1.Identificar a prática de investigação-acção como instrumento de conhecimento sobre processos sociais capazes de tratar os problemas sociais numa óptica de superação de factores que os originam.
2. Compreender que a investigação-acção pode ser um instrumento de transformação social que não despreza as mudanças nas representações e participação dos actores da realidade social que se interpreta como produto de uma dialéctica entre componentes objectivas e subjectivas.
3. Demonstrar que a ciência convencional limitada a especialistas não mobiliza nem orienta os actores para acções eficazes contra os problemas.
Identificar as exigências metodológicas da Investigação-acção e os processos a construir para a sua operacionalização.

Programa

Introdução: história da investigação acção
1 - Problemas teórico-metodológicos da investigação científica na investigação acção. A função da teoria na investigação-acção e a definição dos modelos de análise e conceitos. A construção dos objectos de investigação na investigação-acção e a relação entre os especialistas e os actores sociais no terreno. Transposição do hiato entre teorias e observação empírica. A diversidade de tipos de investigação acção. As noções chave da investigação-acção
2 - O método da investigação-acção. Contratualização, planificação e técnicas na investigação-acção. A recolha de dados de observação - as relações sociais de observação. A implicação do investigador nas relações sociais de investigação e transformação da realidade social. A escuta sensível. Problemas éticos
3 - A produção de conhecimento entre especialistas e actores sociais. Relações de aprendizagem mútuas. A publicação de resultados- teorização e avaliação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Através dos conteúdos programáticos previstos pretende-se que os mestrandos fiquem a conhecer a metodologia de investigação-acção - os seus fundamentos, princípios, fases ou etapas, procedimentos, técnicas afins, etc. -, os desafios e dificuldades que a sua implementação coloca, mas também o seu potencial enquanto metodologia orientadora do trabalho do interventor social, sobretudo se este pretender induzir algumas mudanças na realidade geosocial e nas condições de existência dos grupos e/ou comunidades com quem trabalha.

Bibliografia Principal

AZEVEDO, José e ESTEVES, António (Eds);Metodologias Qualitativas Para as Ciências Sociais, Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, UP, 1996
BARBIER, R.;La recherche action, Anthropos, 1996
BOURDIEU, P.;La misère du monde, Seuil, 1993
WESTLAKE, D. and FORRESTER, D.;Adding Evidence to the Ethics Debate: Investigating Parents' Experiences of Their Participation in Research, The British Journal of Social Work, Volume 46, Issue 6, 2016
GRANJA, B. e QUEIROZ, C.;Problemas e desafios da Investigação em Serviço Social, Intervenção Social , Universidade Lusíada, 2011
PLAFKY, C.;From Neuroscientific Research Findings to Social Work Practice: A Critical Description of the Knowledge Utilisation Process, British Journal of Social Work, 46, 2016
DUCHAMP, M. ; BOUQUET, B.; DROUARD. H; La recherche en travail social, Centurion, 1989

Métodos de Ensino

Combinação de aulas expositivas (conteúdos programáticos) com a sua ilustração a partir da análise de textos pelos alunos (em grupo); debate sobre aplicações e experiências de trabalho e/ou de investigação assentes na metodologia de investigação-acção.

Avaliação:
- trabalho individual que consistirá na análise de texto (artigo/capítulo de livro,...) sobre o tema, contemplando (I) preparação e planificação da sua apresentação oral e a própria apresentação (50%); (II) elaboração de ficha de leitura (50%).
Em caso de não apresentação ou não aprovação nas duas componente, o mestrando tem oportunidade de fazer o exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A apropriação de novos conhecimentos pelos alunos depende da sua implicação activa no processo de descoberta do seu sentido e relevância e mais ainda no processo da sua organização e mobilização de modo a saberem como vir a usá-los na vida profissional. Assim sendo, e tendo em conta as novas condições físicas e sociais em que a formação acontece (ensino à distância), considera-se indispensável aumentar e diversificar os momentos de envolvimento dos alunos nestas diferentes etapas, sob pena de não ter garantias de que sequer conseguem escutar os referidos conhecimentos, quanto mais compreendê-los e saber operacionalizá-los.