Fenómenos Societais 2
Ocorrência: 2021/22 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas
1. Compreender a génese dos problemas sociais;
2. Compreender a especificidade dos padrões de desenvolvimento da sociedade portuguesa enquanto sociedade de desenvolvimento intermédio;
3. Desenvolver a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural no seio da própria sociedade portuguesa.
Programa
1. Assimetrias de desenvolvimento, migrações e urbanização
1.1. Assimetrias de desenvolvimento na sociedade portuguesa e migrações internas
1.1.1. Os processos de litoralização e de urbanização: transformação dos modos de vida e espacialização das desigualdades sociais
1.2. Dinâmicas de desenvolvimento económico, social e político e movimentos de migração em larga escala
1.2.1. Teorias micro e macrossociológicas explicativas dos movimentos migratórios
1.2.2. Consequências das migrações nas sociedades de partida e de acolhimento
1.2.3. A integração social e cultural dos migrantes nas sociedades de acolhimento
2. Expansão da escolarização e distribuição desigual das oportunidades de acesso a recursos culturais valorizados
2.1. Desenvolvimento económico, democratização política e sistema educativo
2.2. Prolongamento da escolarização e complexificação dos processos de entrada na vida adulta
2.3. Instituição escolar e desigualdades sociais
3. Mudanças familiares nas sociedades ocidentais, um irremediável factor de enfraquecimento das solidariedades primárias?
3.1. Principais funções da família
3.2. Principais transformações nas estruturas familiares
3.2.1. De unidade de produção para unidade de rendimento e consumo; generalização da actividade assalariada das mulheres
3.2.2. Da hierarquização das funções parentais na lógica patriarcal à democratização das relações intra-familiares
3.2.3. Transformações dos padrões de conjugalidade: o impacto do crescimento das classes «médias»
3.2.4. Descoincidências entre relação conjugal e relação parental - as recomposições familiares
3.3. Pluralidade de valores e práticas face à família na sociedade portuguesa contemporânea - famílias e meios sociais
4. População e envelhecimento: grandes tendências demográficas
4.1. Evoluções demográficas na sociedade portuguesa
4.1.1. O duplo envelhecimento
4.1.2. Causas e consequências do envelhecimento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Esta disciplina fornece um conjunto de conceitos e teorias fundamentais para interpretar os problemas sociais, nomeadamente os que prendem com a inscrição das desigualdades sociais no território, com as transformações das instituições familiares e das suas funções, designadamente a função socializadora, com o fenómeno da expansão da escolarização e as tensões, conflitos e rupturas que atravessam o sistema educativo e com a doença, envelhecimento e a morte enquanto situações geradoras de sofrimento associados às transformações sócio-demográficas que perpassam a sociedade portuguesa. A abordagem destes conteúdos é fundamental para uma efectiva compreensão da génese dos problemas sociais ultrapassando visões de senso comum impeditivas de uma intervenção orientada verdadeiramente para as reais causas dos problemas (por exemplo, combater as visões individualistas e naturalistas que colocam a responsabilidade do insucesso escolar nos alunos; compreender que as mudanças económicas, nomeadamente o desenvolvimento do trabalho assalariado, contribuíram para uma alteração nos laços que unem as gerações, têm implicações nas organização familiar).
Bibliografia Principal
ALMEIDA, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Lisboa: Universidade Aberta, 1994 |
ARROTEIA, J. C. ;Migrações internacionais: Portugal como destino, Aveiro: Universidade de Aveiro. , 2007 |
PEIXOTO, J. ;As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro-Sociológicas. Socius Working Papers, 11, Lisboa: SOCIUS ¿ Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, 2004 |
PINTO, M. C. ;Porto, última estação, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017 |
WACQUANT, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da FLUP, 16, pp.27-39., 2006 |
GIDDENS, A. ;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2004 |
CUNHA, V. ;As Funções dos Filhos na Família. In Wall, Karin (Eds.), Famílias em Portugal - Percursos, Interacções, Redes Sociais (pp. 465-497). , Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005 |
ALMEIDA, A.N., VIEIRA, M.M.;A Escola em Portugal, Novos Olhares, Outros Cenários, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais., 2006 |
CAPUCHA, L. ;Envelhecimento e políticas sociais em tempos de crise. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 113-131., 2014 |
BARRETO, A. ;Gente diferente, Quem Somos e como vivemos, Lisboa: Ed. Público, 2007 |
BARRETO, A. ;Mudar de vida. O fim da sociedade rural, Lisboa: Ed. Público, 2007 |
Observações Bibliográficas
Para além da bibliografia indicada, poderão ser disponibilizados textos adicionais na pasta de documentos da disciplina.
Métodos de Ensino
A disciplina de Fenómenos Societais 2 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos (sobre a realidade portuguesa comparada com outros países da Europa) com o objectivo de identificar fenómenos sociais e a especificidade da realidade nacional, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de urbanização e processos a este associados, bem como em matéria de grandes transformações demográficas e suas consequências nomeadamente nas estruturas familiares.
OS alunos podem realizar a avaliação distribuída (dois testes) ou o exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalho autónomo |
Estudo |
80 |
|
|
Total: |
125 |
Avaliação Contínua
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá:
a) Na realização de UM TRABALHO DE GRUPO (poster - 30%) com apresentação oral (10%). A elaboração do poster versará sobre o tema «movimentos migratórios e integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento». Para o efeito os alunos devem consultar o documento que será disponibilizado na pasta de documentos da UC.
b) Na realização de UMA PROVA INDIVIDUAL (60%) na época de exames.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final sobre os conteúdos dos quatro capítulos da disciplina.
Avaliação Final
Avaliação distribuída
Trabalho de grupo = 40% (Poster - 30% + apresentação oral - 10%)
Prova individual = 60%
Exame Final
Exame = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com a inscrição das desigualdades sociais no território, com as transformações nas estruturas familiares, com as evoluções em matéria de escolarização e respectivas consequências e com o envelhecimento, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, são incompatíveis com métodos de ensino meramente expositivos e estimuladores da memorização e não efectiva interiorização de conhecimentos. Apenas através de estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados e sua discussão, revela-se a mais adequada.