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Seminário Temático I


Código: M240005    Sigla: STI

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 12 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Seminário: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Este seminário tem como principal objetivo possibilitar um espaço de reflexão sobre os diferentes espaços socio profissionais em que as/os assistentes sociais desenvolvem os seus processos de trabalho. Considerando que o mundo do trabalho está em transformação e que, no atual estádio de desenvolvimento do ultraliberalismo económico, os investimentos públicos nas políticas sociais estão cada vez mais escassos o que rebate diretamente na execução terminal das políticas sociais, esta UC visa estimular o diálogo com os estudantes a respeito dos desafios relativos às práticas profissionais do assistente social nos mais diversos campos profissionais.

Programa

1. O trabalho profissional do assistente social na saúde
2. Serviço social e a educação: os contributos do assistente social no campo escolar para a promoção de contextos escolares inclusivos.
3. O trabalho profissional do assistente social no campo da Justiça e reintegração Social
4. O trabalho profissional do assistente social no Sistema de solidariedade e Segurança Social
5. Trabalho Profissional com famílias.
6. O Trabalho Profissional com crianças e jovens em risco.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Considerando que a UC terá um conteúdo mais flexível para se adaptar aos grupos de estudantes, a sua coerência será decorrente desta adaptação que se fará relativamente aos grupos de estudantes, novas políticas sociais ou alteração significativa dos problemas ou das políticas e recursos disponibilizados socialmente.

Bibliografia Principal

Amaro, M. I. & Pena, M. (2018);A intervenção do Serviço Social em meio escolar: da tradição à inovação.In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social na Educação., Lisboa: Pactor, 2018
Carvalho, M. I. ;Serviço Social na Educação. , Lisboa: Pactor, 2018
Carvalho, M. I. ;Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor, 2015
Coutinho, M. ;Economia Social em Portugal, a Emergência do Terceiro Sector na Política Social. , Lisboa: CPIHTS. APSS., 2003
Engels, F.;A origem da Família da Propriedade Privada e do Estado. , Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 1984
Faleiros, V. P. ;Estratégias em Serviço Social., SP: Ed. Cortez., 2001
Pimenta, A. P.; Alves, L. M. & Fonseca. P. (2015).; Práticas profissionais do assistente social da saúde com famílias em contexto hospitalar: reflexões a partir de caminhos percorridos. In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor
Wall, K. (org.) ;Famílias em Portugal. , Lisboa: ICS. ICS., 2005

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino prevê a discussão teórico-prática dos conteúdos programáticos, com recurso à participação de convidados que sejam especialistas nas temáticas elencadas no programa. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Final

Avaliação distribuída sem exame final

(o aluno não pode faltar a mais de 25% das aulas previstas)

a) 80 % - Reflexão escrita sobre um dos temas/pontos do programa selecionados pelo estudante. Data de entrega do trabalho escrito: 13 de janeiro/2023
b) 20% - Participação nas aulas e apresentação oral (cada estudante deverá preparar um conjunto de questões com base no tema selecionado a serem colocadas ao convidado e apresentar oralmente à turma uma síntese dos principais contributos debatidos pelos convidados)




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Visto que o objetivo principal desta UC é estimular o debate e a reflexão por parte dos estudantes a respeito dos desafios que o assistente social enfrenta em distintos campos de intervenção social, procurar-se-á utilizar metodologias ativas de participação e discussão através do recurso a convidados/especialistas sobre cada um dos pontos programáticos.