• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240003

Serviço Social, Direitos Humanos e Ética


Código: M240003    Sigla: MSSDHE
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 13 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 28,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender os fundamentos ontológicos na constituição ética do ser social em suas relações sociais cotidianas, bem como debatê-los no escopo básico de reflexão ética e filosófica;  Identificar as principais questões éticas da vida social e seus rebatimentos no cotidiano profissional; Exercitar o aluno para a compreensão sócio-histórica do ethos profissional, buscando inserir na construção pedagógica os elementos primordiais de sua constituição; Compreender a construção histórica do Código Deontologico de Ética dos assistentes sociais a partir das concepções teóricas que o orienta; Refletir acerca do debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos e as várias áreas temáticas relevantes no domínio do Serviço Social; Aprofundar o conhecimento dos instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social

Bibliografia Principal

Banks, Sarah;Ethical challenges in social work. , Intervenção Social, 29, 11-24., 2004
BARROCO, Maria Lúcia Silva; Ética: Fundamentos Sócio-históricos. , São Paulo: Cortez, 2008
Berta Granja; Ethical Challenges on Education and Practice on Social Work, facing up Changes on Society and Social Police. In Oldrich Chytil & Jean Keller (coord). The European Dimension in Social Work Education and Practice (pp. 105-115). , Praga: SLON., 2019
HELLER, Agnes;O Cotidiano e a História, Paz e Terra, 2000
LESSA, Sérgio;Para compreender a ontologia em Luckás, Unijuí, 2007

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

A primeira etapa da avaliação distribuída será fazer uma pesquisa sobre códigos de éticas de diferentes países e avaliar como se expressam os valores éticos e morais em cada um deles levando em consideração a história da profissão no país. O trabalhos será feito em duplas e os países escolhidos pelas/pelos alunas/alunos. (8 valores)


A segunda avaliação será de construir um texto que analise a série "Dahmer", e construir um texto que expresse os valores éticos, morais, sociais que estão explicitados no contexto da vida dele, como se fosse um caso atendido pela/pelo aluna/aluno. O texto deverá se pautar nas discussões que fizemos em sala de aula, nos textos lidos, e na narrativa da vida do personagem. (11 valores)

Participação nas aulas e nos debates feitos (1 valor).