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Intervenção Sistémica 1


Código: SS1910232    Sigla: IS1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 51 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

teoria sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de: 

i) Compreender a mudança dos indivíduos em função do funcionamento dos sistemas em que se inserem, nomeadamente o contexto familiar;
ii) Reconhecer diferentes perturbações/dificuldades na interação humana associadas a diferentes axiomas da comunicação humana; 
iii) Identificar diferentes caraterísticas inerentes à estrutura de uma família: limites e fronteiras, alianças e coligações, regras, canais de comunicação; 
iv) Identificar diferentes tipos de famílias e diferentes estádios do ciclo vital da família e respetivas características; 
v) Conhecer diferentes técnicas/estratégias de intervenção sistémicas;
vi) Conhecer diferentes abordagens de intervenção sistémicas: transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas;
vii) Refletir criticamente sobre casos a partir de uma abordagem sistémica. 

Programa

1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar

2. Teoria da Cibernética
3. Teorias da comunicação (escola de Palo Alto)
4. Da `realidade inventada¿ (Watzlawick) ao construccionismo social
5. As narrativas/sistema (Sluzki)
6. Postura co-laborativa de `não-saber¿ (Goolishian e Anderson)
7. Famílias e outras redes sociais
8. Condução de sessões com famílias e com grupos (hipótese sistémica, questionário circular, técnicas ativas e escultura, genogramas e transmissão multigeneracional, questionário reflexivo)
9. Intervenções transgeracionais, estruturais, estratégicas e narrativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O componente curricular pretende fazer uma discussão sobre a dimensão teórico prática do Serviço Social que faz uso da Abordagem Sistêmica como uma possibilidade de construção de mediação com as famílias, tendo em consideração que a Teoria Sistêmica possibilita a construção de instrumentos de trabalho ao assistente social, mas não lhe confere a possibilidade de ser terapeuta familiar, uma vez que este título não é uma atribuição do licenciado em Serviço Social e sim de quem faz o curso de Terapia Familiar.

Bibliografia Principal

Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, capítulo 7, Atica, 2000
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014

Bibliografia Complementar

Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011

Métodos de Ensino

Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da matéria teórica correspondente.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de dois testes individuais escritos, sendo que cada um tem uma ponderação de 50% da nota final.
A avaliação para os alunos em regime de avaliação final consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em consonância com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De  modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.