Código: | SS1910232 | Sigla: | IS1 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 51 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 2 ECTS |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A teoria sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
O componente curricular pretende fazer uma discussão sobre a dimensão teórico prática do Serviço Social que faz uso da Abordagem Sistêmica como uma possibilidade de construção de mediação com as famílias, tendo em consideração que a Teoria Sistêmica possibilita a construção de instrumentos de trabalho ao assistente social, mas não lhe confere a possibilidade de ser terapeuta familiar, uma vez que este título não é uma atribuição do licenciado em Serviço Social e sim de quem faz o curso de Terapia Familiar.
Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006 |
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, capítulo 7, Atica, 2000 |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013 |
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008 |
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social |
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014 |
Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011 |
Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da matéria teórica correspondente.
Avaliação distribuída com exame final
A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de dois testes individuais escritos, sendo que cada um tem uma ponderação de 50% da nota final.
A avaliação para os alunos em regime de avaliação final consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em consonância com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.