Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se:
a) Fornecer um conjunto de instrumentos de forma a capacitar os alunos para o acompanhamento e análise crítica do conhecimento científico relevante para a prática da Gerontologia Social; b) Capacitar os alunos para a realização de investigação científica no âmbito da Gerontologia Social e das Ciências Sociais; c) Promover a aquisição de conhecimentos e competências do ponto de vista metodológico que permitam operacionalizar um projeto de investigação e de intervenção recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados
Programa
1. Amostragem
1.1. Introdução à amostragem 1.2. Métodos de amostragem probabilística 1.3. Métodos de amostragem não-probabilística
2. O inquérito por questionário 2.1. Considerações teóricas 2.2. Tipos de inquérito por questionário: potencialidades e limites 2.3. As principais etapas de elaboração do inquérito 2.4. A elaboração do inquérito: aspetos práticos 2.5. A administração do inquérito 2.6. Considerações éticas
3. Entrevistas 3.1. Considerações teóricas 3.2. Tipos de entrevistas: 3.3. As histórias de vida como forma de entrevista 3.4. A condução da entrevista: aspetos 3.5. Potencialidades e limites das entrevistas 3.6. Considerações éticas 3.7. Análise e tratamento da informação recolhida por via da entrevista: a análise de dados qualitativos
4. Análise documental 4.1. O mundo como texto 4.2. Tipos de documentos 4.3. Critérios de avaliação dos documentos 4.4. Interpretação de documentos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A problemática da representatividade das amostras e a capacidade de generalização dos resultados obtidos é um elemento fundamental da investigação científica, no âmbito das estratégias de investigação de carácter quantitativo. As temáticas serão articuladas com o trabalho de terreno dos alunos e que terá a produção de um relatório final. No plano da aquisição de competências em matéria de utilização de instrumentos metodológicos adequados para proceder à investigação, o enfoque incide particularmente sobre o inquérito por questionário, os vários tipos de entrevista e à análise documental.
Bibliografia Principal
Bryman, A. ;Social Research Methods, University Press., 2004
Burgess, R. G. ;A Pesquisa de Terreno, Celta Editora., 1997
D¿Ancona, M. A. ;Metodologia cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigacíon social, Síntesis., 2001
Foddy, W. ;Como perguntar, Celta Editora., 1996
Ghiglione, R.; Matalon, B. ;O Inquérito, Celta Editora., 1993
Haro, F. et al.;Investigação em Ciências Sociais. Guia prático do estudante., Pactor, 2016
Hill, M. M. & Hill, A. ;A investigação por questionário, Sílabo., 2012
Kenyon, G, Vris, B & Clark, P. ;Narrative Gerontology: Theory, Research and Practice, Springer., 2001
Kvale, S. ;InterViews. An Introduction to Qualitative Research Interviewing, Sage., 1996
Lessard-Hébert, M. et al. ;Investigação Qualitativa, Instituto Piaget., 1990
Moreira, J. M. ;Questionários: Teoria e Prática, Almedina., 2004
Phoenix, C. ;Why Qualitative Research is Needed in Gerontology and How We Can Do It Better. Journals of Gerontology: Social Sciences, 73(7): 81-85., 2018
Spencer, S.;Visual research methods in the social sciences, Routledge., 2011
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: aulas expositivas para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos, apelando à discussão (capitalizando as experiências no terreno); aulas práticas para desenvolver um conjunto de trabalhos relacionados com matérias lecionadas e trabalho de terreno (construção de amostras/questões/questionários/guiões de entrevista/análise documental/codificação).
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
42
Total:
42
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por:
1) Avaliação distribuída
Realização de um trabalho individual com componente escrita (60%) e componente oral (40%).
Os estudantes deverão consultar o Guião Orientador para a elaboração do trabalho na pasta de documentos da UC.
Note bem: a manutenção nesta modalidade de avaliação implica a presença em pelo menos 65% das aulas. Estão excluídos desta regra os estudantes com estatutos especiais, conforme previsto no RAC.
OU
2) Exame final
Realização de um exame escrito na época de exame.
Avaliação Final
Distribuída
1 trabalho individual com componente escrita (60%) e componente oral (40%)
OU
Exame Final Exame (100%)
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas do RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A aquisição de competências no plano do desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e da aplicação de instrumentos metodológicos adequados ao estudo de determinados problemas sociais pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos aprendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de investigação.