| Código: | G2410332 | Sigla: | EG | |
| Áreas Científicas: | Gestão | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 3º | 5 ECTS | 39 | 125 |
| Teórico-Práticas: | 0,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
1) Fornecer um pano de fundo para a aplicação prática de um conjunto de conceitos ligados ao empreendedorismo.
2) Abordar as questões relevantes no que toca à criação de projetos empreendedores na área da gerontologia, quer seja no sector lucrativo ou no sector sem fins lucrativos, explorando as técnicas adequadas à implementação das ideias empreendedoras.
I. Empreendedorismo
1. A natureza do empreendedorismo
2. A evolução do pensamento em torno do empreendedorismo
3. Envolvente, personalidade e tipologias
4. Perceber e lidar com o (in)sucesso
5. Empreendedorismo e desenvolvimento
A explanação e discussão das questões teóricas e técnicas do empreendedorismo plasmadas nos conteúdos programáticos, dá o suporte aos discentes para compreenderem o fenómeno do empreendedorismo, a sua pluralidade e evolução, assim como para encetarem atitudes empreendedoras sustentadas, em particular no sector gerontológico.
| Carvalho, L. G. e Costa, T.;Empreendedorismo: Uma visão global e integradora, Edições Sílabo, 1ª ed,, 2015. ISBN: 978-972-618-793-6 |
| Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A;Entrepreneurship, McGraw Hill, 11th , 2020. ISBN: 9781260043730 |
| Janus, Kathleen K. ;Social Startup Success: How the Best Nonprofits Launch, Scale Up and Make a Difference,, Da Capo Lifelong Books, p.272, 2018. ISBN: ISBN13:978-0738219905. |
| Link, Albert N.; Siegel, Donald S. ;Innovation, Entrepreneurship, and Technological Change, Oxford University Press, , 2007. ISBN: 9780199268825 |
| Saiz-Álvarez, José M. and Gámez-Gutiérrez, Jorge A.;Senior Entrepreneurship and Aging in Modern Business, ISI Global, 1st ed, 2019. ISBN: 9781799820192 |
A disciplina utiliza um misto de metodologias de ensino, conjugando a exposição e debate dos conceitos teóricos com a construção de exemplo práticos em sala de aula, com o apoio do docente. Nesse sentido, a avaliação (distribuída) acompanha essas metodologias, combinando o teste individual com o trabalho de grupo.
1
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 42 | |
| Total: | 42 |
Avaliação Distribuída
1 TESTE ¿ 50%
1 TRABALHO 50%
A combinação da metodologia de ensino de pendor mais expositivo com outra de carácter mais tutorial adequa-se à divisão dos conteúdos programáticos em duas partes, uma mais teórica, outra mais aplicada, para além de obrigar os discentes a desenvolveram competências a dois níveis: