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Empreendedorismo em Gerontologia


Código: G2410332    Sigla: EG
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 5 ECTS 39 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3-LG

Teórico-Práticas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   3,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1) Fornecer um pano de fundo para a aplicação prática de um conjunto de conceitos ligados ao empreendedorismo.
2) Abordar as questões relevantes no que toca à criação de projetos empreendedores na área da gerontologia, quer seja no sector lucrativo ou no sector sem fins lucrativos, explorando as técnicas adequadas à implementação das ideias empreendedoras. 

Programa

I. Empreendedorismo
1. A natureza do empreendedorismo
2. A evolução do pensamento em torno do empreendedorismo
3. Envolvente, personalidade e tipologias
4. Perceber e lidar com o (in)sucesso
5. Empreendedorismo e desenvolvimento


II. O processo empreendedor no sector gerontológico
1. Identificação da oportunidade de negócio
2. Desenvolvimento do conceito de negócio
3. A proposta de valor
4. Determinação dos recursos necessários
5. Aquisição/atração dos recursos necessários
6. Implementação e desenvolvimento
7. A estratégia de saída

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A explanação e discussão das questões teóricas e técnicas do empreendedorismo plasmadas nos conteúdos programáticos, dá o suporte aos discentes para compreenderem o fenómeno do empreendedorismo, a sua pluralidade e evolução, assim como para encetarem atitudes empreendedoras sustentadas, em particular no sector gerontológico.

Bibliografia Principal

Carvalho, L. G. e Costa, T.;Empreendedorismo: Uma visão global e integradora, Edições Sílabo, 1ª ed,, 2015. ISBN: 978-972-618-793-6
Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A;Entrepreneurship, McGraw Hill, 11th , 2020. ISBN: 9781260043730
Janus, Kathleen K. ;Social Startup Success: How the Best Nonprofits Launch, Scale Up and Make a Difference,, Da Capo Lifelong Books, p.272, 2018. ISBN: ISBN13:978-0738219905.
Link, Albert N.; Siegel, Donald S. ;Innovation, Entrepreneurship, and Technological Change, Oxford University Press, , 2007. ISBN: 9780199268825
Saiz-Álvarez, José M. and Gámez-Gutiérrez, Jorge A.;Senior Entrepreneurship and Aging in Modern Business, ISI Global, 1st ed, 2019. ISBN: 9781799820192

Métodos de Ensino

A disciplina utiliza um misto de metodologias de ensino, conjugando a exposição e debate dos conceitos teóricos com a construção de exemplo práticos em sala de aula, com o apoio do docente. Nesse sentido, a avaliação (distribuída) acompanha essas metodologias, combinando o teste individual com o trabalho de grupo.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  42
  Total: 42

Avaliação Contínua

Avaliação Distribuída
1 TESTE ¿ 50%
1 TRABALHO 50%

Avaliação Final
Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A combinação da metodologia de ensino de pendor mais expositivo com outra de carácter mais tutorial adequa-se à divisão dos conteúdos programáticos em duas partes, uma mais teórica, outra mais aplicada, para além de obrigar os discentes a desenvolveram competências a dois níveis:

  • Compreensão de teorias e capacidade de aplicação prática, algo fundamental numa formação em empreendedorismo.
  • A utilização de exemplos e casos práticos do contexto gerontológico facilita o foco dos alunos nas particularidades deste sector, facilitando a desejável transferência das aprendizagens para a vida profissional dos discentes.