Código: | GS3104 | Sigla: | ASCV |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 11 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
i) Desenvolver competências de leitura e análise, de modo fundamentado, contactando com obras de diferentes estéticas. ii) Reflectir sobre a palavra enquanto instrumento privilegiado de pensamento e comunicação. iii) Equacionar modos de (re)ligar o idoso à linguagem verbal - ouvida, lida, dita ou escrita - pela descoberta e fruição de vozes com as quais possa (re)pensar a sua própria memória e identidade. iv) Produzir formas mais conscientes de utilização da palavra falada, enquanto meio de comunicação e aproximação. Requalificar a leitura em voz alta, atentando às particularidades de cada um e procedendo no sentido da sua evolução. v) Identificar e enfrentar situações em que a voz e a palavra sejam determinantes para o idoso, na expressão do pensamento e da afectividade. vi) Estimular a utilização de formas mais orgânicas e adequadas ao processo comunicativo. vii) Fomentar a experimentação e vivência de técnicas teatrais facilitando e favorecendo o trabalho dos profissionais da intervenção socioeducativa. viii) Explorar exercícios práticos de comunicação.
1.Da experiência estética à recepção da obra literária. 2.A comunicação como instrumento fundamental nas relações interpessoais: definições e componentes. a.Tipos de comunicação e contextos - a fala enquanto instrumento de comunicação. b.Os obstáculos à comunicação c. Técnicas corporais e vocais. d. Técnicas de Relaxamento. 3.Narrativas. a.Da vivência literária às narrativas de vida. A História de Vida como metodologia de investigação e intervenção. b.A memória e a identidade, exploradas através das histórias de vida criando narrativas entre o real e o poético, no cruzamento de linguagens e ou abordagens.
O ponto 1 do programa responde aos objetivos i, vi e viii. Os objetivo ii, iv, v, vii e vii é concretizado no ponto 2 do programa. Para responder aos objetivos iii, iv, v, vi, vii e viii operacionaliza-s o ponto 3 do programa.
ACARTE/ Fundação Calouste Gulbenkian ; Educação pela arte: pensar o futuro.. , Acarte, 1991 |
APPLE, Michel e NÓVOA, António ; Paulo Freire: política e pedagogia. , Porto editora, 1998 |
BIDEGAIN, Marcela;Teatro Comunitario ¿ Resistencia y transformación social. , Biblioteca de Historia del Teatro Occidental, Atuel., 2007 |
BOAL, Augusto ;Jogos para atores e não-atores , Civilização Brasileira. , 2004 |
BOURDIEU, Pierre ; A Miséria do Mundo. , Vozes, 1997 |
CARIDE, José António e VIEITES, Manuel ; De la educación social a la animación teatral. , Ediciones Trea., 2006 |
CRUZ, H. e GOMES, I ;El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ñaque Editorial., 2008 |
FIGUEIREDO, Maria Jorge & BELO, Maria Teresa ; Comentar um Texto Literário , Editorial Presença., 1985 |
POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul ; Histórias de Vida - Teoria e prática. , Celta, 1999 |
Metodologia mista de exposição da matéria seguida de dinâmicas de participação ativa dos alunos.
Avaliação apenas com exame final
Avaliação distribuída:
Exame final: 100%
Conforme regulamento de avaliação
exame escrito
A participação activa dos alunos em contexto de sala de aula permite a exploração de exercícios práticos e a interiorização dos conteúdos.