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Animação Sócio-Cultural V: Património Cultural...


Código: GS3104    Sigla: ASCV

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sara Raquel Costa Guerra   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

i) Desenvolver competências de leitura e análise, de modo fundamentado, contactando com obras de diferentes estéticas. ii) Reflectir sobre a palavra enquanto instrumento privilegiado de pensamento e comunicação. iii) Equacionar modos de (re)ligar o idoso à linguagem verbal - ouvida, lida, dita ou escrita - pela descoberta e fruição de vozes com as quais possa (re)pensar a sua própria memória e identidade. iv) Produzir formas mais conscientes de utilização da palavra falada, enquanto meio de comunicação e aproximação. Requalificar a leitura em voz alta, atentando às particularidades de cada um e procedendo no sentido da sua evolução. v) Identificar e enfrentar situações em que a voz e a palavra sejam determinantes para o idoso, na expressão do pensamento e da afectividade. vi) Estimular a utilização de formas mais orgânicas e adequadas ao processo comunicativo. vii) Fomentar a experimentação e vivência de técnicas teatrais facilitando e favorecendo o trabalho dos profissionais da intervenção socioeducativa. viii) Explorar exercícios práticos de comunicação.

Programa

1.Da experiência estética à recepção da obra literária. 2.A comunicação como instrumento fundamental nas relações interpessoais: definições e componentes. a.Tipos de comunicação e contextos - a fala enquanto instrumento de comunicação. b.Os obstáculos à comunicação c. Técnicas corporais e vocais. d. Técnicas de Relaxamento. 3.Narrativas. a.Da vivência literária às narrativas de vida. A História de Vida como metodologia de investigação e intervenção. b.A memória e a identidade, exploradas através das histórias de vida criando narrativas entre o real e o poético, no cruzamento de linguagens e ou abordagens.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O ponto 1 do programa responde aos objetivos i, vi e viii. Os objetivo ii, iv, v, vii e vii é concretizado no ponto 2 do programa. Para responder aos objetivos iii, iv, v, vi, vii e viii operacionaliza-s o ponto 3 do programa.

Bibliografia Principal

ACARTE/ Fundação Calouste Gulbenkian ; Educação pela arte: pensar o futuro.. , Acarte, 1991
APPLE, Michel e NÓVOA, António ; Paulo Freire: política e pedagogia. , Porto editora, 1998
BIDEGAIN, Marcela;Teatro Comunitario ¿ Resistencia y transformación social. , Biblioteca de Historia del Teatro Occidental, Atuel., 2007
BOAL, Augusto ;Jogos para atores e não-atores , Civilização Brasileira. , 2004
BOURDIEU, Pierre ; A Miséria do Mundo. , Vozes, 1997
CARIDE, José António e VIEITES, Manuel ; De la educación social a la animación teatral. , Ediciones Trea., 2006
CRUZ, H. e GOMES, I ;El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ñaque Editorial., 2008
FIGUEIREDO, Maria Jorge & BELO, Maria Teresa ; Comentar um Texto Literário , Editorial Presença., 1985
POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul ; Histórias de Vida - Teoria e prática. , Celta, 1999

Métodos de Ensino

Metodologia mista de exposição da matéria seguida de dinâmicas de participação ativa dos alunos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída:

Participação: 20%
Trabalho de grupo: 60%
Apresentação do trabalho: 20%



Avaliação Final

Exame final: 100%

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento de avaliação

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

exame escrito

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A participação activa dos alunos em contexto de sala de aula permite a exploração de exercícios práticos e a interiorização dos conteúdos.