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Metodologias de Investigação Aplicadas ao Serviço Social


Código: M240004    Sigla: MMIASS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 12 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,40
Sara Cristina Dias Melo   0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar para investigação no campo do Serviço Social e para as metodologias quantitativas e qualitativas desenvolvidas no campo disciplinar;
Compreender a diversidade de métodos e metodologias de investigação social;
Capacitar para a elaboração do desenho de instrumentos de investigação social e sua operacionalização;
Compreender as singularidades da investigação em Serviço Social;
Desenvolvimento do espírito crítico, reflexivo e operativo inerente ao processo de investigação;

   

Programa

1. Metodologias, métodos e técnicas
1.1 A teoria e a investigação social
1.2 Os métodos de amostragem na investigação social
1.3 Técnicas quantitativas e qualitativas de recolha e análise da informação
1.4 Os planos qualitativos de investigação: estudos de caso, grounded theory, etnografia e abordagens biográficas
1.5 Os planos multi-metodológicos ou mistos: investigação-acção, estudos de avaliação, estudos comparativos
2.     Elaboração e análise de projectos de investigação: questões operativas
3.     As singularidades da investigação em serviço social
3.1    A investigação como instrumentos de promoção da justiça na prática profissional

3.2    Os desafios e dilemas éticos da investigação no serviço social

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O foco essencial do programa pretende o desenvolvimento de competências de pesquisa que resultem na produção de conhecimento. Para o efeito, a primeira parte, de cariz mais teórico, capacita teoricamente os discentes no campo da investigação social, seguindo-se o desenvolvimento de capacidades operativas traduzidas pela elaboração do primeiro desenho da investigação através da 2ª parte do programa. Finalmente, a última parte, pretende desenvolver competências reflexivas acerca das singularidades da investigação em Serviço Social, sua utilidade e os dilemas a ela associados.  

Bibliografia Principal

Coutinho, C;Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, Almedina, 2011
Humphries, B. ;Social Work Research for Social Justice. Reshaping Social Work, Palgrave Macmillan., 2008

Bibliografia Complementar

Bryman, A. & Cramer, D. ;Análise de dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows. , Celta Editora, 2003
Flick, U. ;Introdução à Pesquisa Qualitativa, Artmed/Bookman, 2009
Becker, S. & Bryman, A. (ed) ;Understanding research for social Policy and Practice. Themes, methods and approaches., Policy Press and the Social Policy Association, 2004
Moroco, J. & Bispo, R. ;Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores, 2003

Métodos de Ensino

Numa primeira parte da unidade curricular a metodologia expositiva será privilegiada, de modo a apresentar e a consolidar alguns conceitos base dando posteriormente, lugar a uma metodologia ativa de envolvimento direto dos/das alunos/as de modo a operacionalizarem os conceitos apreendidos através da construção do seu primeiro desenho de investigação com a reflexão e discussão dos mesmos. Pretende-se com a participação dos discentes desenvolver a capacidade reflexiva e crítica dos mesmos.
- Método expositivo dos conteúdos programáticos, com utilização de PPT e vídeos;
- Sessões teórico-práticas;
- Resolução de ¿casos práticos¿ relativos à matéria lecionada;
- Apelo à participação dos/das estudantes na discussão das matérias lecionadas.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Avaliação Final

1) A disciplina poderá ser realizada por:

Avaliação distribuída (nesta modalidade de avaliação, o aluno não pode faltar a mais de 25% das aulas previstas).
Exame final.

Todos os alunos deverão apresentar às docentes qual a modalidade de avaliação que escolhem até ao dia 7/10 (email dirigido às duas docentes).

2) Avaliação distribuída
(nesta modalidade de avaliação, o aluno não pode faltar a mais de 25% das aulas previstas).
O/a aluno/a será avaliado/a de acordo com os seguintes parâmetros:
a) Elaboração e apresentação/discussão na aula de um trabalho de grupo (ponderação de 50% na classificação final ¿ 40% corresponde ao trabalho escrito e 10% apresentação);
O tema e o modelo do trabalho será definido pelas docentes e discutido nas primeiras aulas com os alunos. Cada grupo não poderá ter mais do que 3 elementos. A composição dos grupos de trabalho será entregue, até ao dia 7.10, via email a ambas as docentes. O trabalho escrito final deverá ser enviado por email até ao dia 16.12. A apresentação final do trabalho em grupo será realizada no último dia de aulas: dia 6 de janeiro de 2023.
b) Elaboração de uma prova escrita que versará sobre os conteúdos teóricos (ponderação de 50% na classificação final a realizar na época normal)


3. Exame final.
Caso o/a aluno/a opte por fazer a avaliação em época de recurso, ou não obtenha a aprovação à UC, será submetido a uma prova de avaliação de conhecimentos que versará sobre todos os conteúdos lecionados. Quem optar por exame final não será submetido a controlo de faltas.  

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As propostas metodológicas estão em estreita ligação com os objetivos da UC ao permitirem, por um lado, a consolidação de um conjunto de conteúdos teóricos e, por outro lado, a operacionalização desses conceitos teóricos.