Gestão, Eficácia Organizacional e Qualidade dos Serviços Sociais
Ocorrência: 2022/23 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TMSS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Fornecer instrumentos analíticos que permitam aos mestrandos desenvolver uma perspectiva crítica acerca dos limites das modalidades de organização e de gestão do trabalho prevalecentes nas organizações do Terceiro Sector e nos seus serviços;
2. Aprofundar conhecimentos acerca das condições que, num e noutro domínio, se revelam mais consentâneas com a eficácia da prestação dos serviços e com o combate a fenómenos como a pobreza, a desfiliação e a exclusão social;
3. Fornecer instrumentos operativos no domínio da organização do trabalho e da gestão que permitam tirar partido dessas condições;
4. Familiarizar com conceitos e instrumentos de gestão contabilística, financeira e orçamental mais comuns com vista ao planeamento, acompanhamento e controle da situação económico-financeira das organizações, serviços ou projectos;
5. Capacitar com ferramentas adequadas a uma gestão mais eficaz e eficiente, assegurando a sustentabilidade económico-financeira das organizações e/ou serviços e/ou projectos.
Programa
1. Análise crítica dos modos de organização e de gestão dos serviços/organizações e projectos no âmbito do 3º Sector e do papel do SS;
2. Análise do potencial destas organizações para inovarem em matéria de organização e de gestão do trabalho de prestação de serviços e/ou cuidados, provocando efectivas transformações nos indivíduos/grupos que a elas recorrem: o que mudar e porquê;
3. Princípios de organização e de gestão do trabalho essenciais à concretização desse potencial e condições da sua operacionalização;
4. Análise da sustentabilidade económico-financeira das organizações e/ou serviços e projectos e às formas de a garantir sem sacrificar a qualidade dos serviços: orçamentação, análise de custos, equilíbrio financeiro , etc.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Austin, M. J. et al.;Knowledge management: implications for human services organizations. Journal of Evidence-Based Social Work, 5(1/2), 361-389., 2008 |
Bell, S. J., & Menguc, B. ;The employee-organization relationship, organizational citizenship behaviors, and superior service quality. Journal of Retailing, 78(2), 131-146, 2002 |
Bouquet, B.;Management et travail social. Revue française de gestion, 168-169(9), 125-141. , 2006 |
Gidron, B. ;Promoting Civil Society in Third Sector Organizations through Participatory. Management Patterns. European Management Journal, 28(6), 403-412., 2010 |
Glisson, C. ;Assessing and changing organizational culture and climate for effective services, Research on Social Work Practice, 17(6), 736-747., 2007 |
Silva, F. & Ben Ali, A.; Emergence du travail collaboratif: Nouvelles Formes d'Organisation du Travail. Management & Avenir, 36(6), 340-365. , 2010 |
Vieira, P. ;Pensar a Excelência nas organizações sociais., Vida Económica, 2018 |
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com um cariz mais expositivo e também aulas práticas orientadas para a análise de instrumentos de organização e de gestão do trabalho concretos utilizados por organizações concretas. O que significa que o processo de ensino-aprendizagem tirará sempre que possível partido do conhecimento acerca do funcionamento das organizações sociais onde os profissionais trabalham (mestrandos) e dos dispositivos de acção que implementam, de modo a que os mestrandos possam contrastar a formação teórica recebida com as práticas institucionais observadas/praticadas. Por esta via, podem igualmente tomar consciência dos obstáculos que se opõem ao uso da teoria enquanto ferramenta útil para conceber acções ajustadas à análise científica dos problemas.
Avaliação na base da realização e defesa de trabalho escrito (individual ou em grupo, no máximo, de duas pessoas).
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular