• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240009

Seminário de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio


Código: M240009    Sigla: SD/TP/E
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 13 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Seminário: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos
1. Capacitar para a construção de sínteses teóricas de múltiplas referências apropriadas no decurso de outras unidades curriculares
2. Desenvolver as capacidades de investigação;
3. Treinar a utilização de tecnologias de estudo e registo de leituras e observação.
4. Elaboração de hipóteses de investigação;
5. Sensibilizar para a análise de dados de investigação de pendor quantitativo e de pendor qualitativo.

Competências
Que o aluno desenvolva competências no âmbito da investigação em Serviço Social e consiga transpor de maneira transversal o uso da pesquisa na investigação e no trabalho profissional do assistente social.

Resultado de Aprendizagem
Que o aluno seja capaz de escrever um projeto de investigação que tenha como produto uma dissertação, um relatório de estágio ou um projeto de intervenção.

Programa

1.Entender a transversalidade da pesquisa no serviço social para investigação e para o trabalho profissional.
2. O método na pesquisa em serviço social.
3. A pesquisa qualitativa e quantitativa no serviço social.
4. A dissertação, o estágio e o projeto de intervenção como forma de sistematização de investigação para finalização do mestrado em serviço social.
5. Organização das leituras e processo de construção de fichas de leitura que sejam instrumentos de treino de escrita original, e que se constituam como elementos de registo do trabalho intelectual desenvolvido para a escrita do trabalho final.
6. A construção de sínteses teóricas fundamentais sobre os diferentes problemas e contextos empíricos dos campos de investigação.
7. Os objetivos de trabalho de investigação/ intervenção
8. A definição dos conceitos fundamentais, a abordagem teórica e a construção das dimensões da análise.
9. O objeto teórico e empírico nos processos de investigação/ intervenção.
10. Tipologias de análise de dados.
11. A elaboração do projeto de trabalho final de mestrado

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conteúdo permite que o seminário acompanhe as necessidades de apoio e orientação do projeto de investigação dos estudantes nas diferentes fases do desenvolvimento do seu trabalho.
O seminário é um espaço facilitador para a construção das sínteses teóricas necessárias para a intervenção social pois o seu conteúdo pretende contribuir para desenvolver a capacidade analítica e crítica dos estudantes a partir dos conteúdos trabalhados nas unidades curriculares que vão sendo desenvolvidas ao logo dos semestres do curso.
O conteúdo integra ainda conhecimentos relacionados com a prática de investigação para desenvolver o saber processual e técnico dos estudantes para o uso de instrumentos de investigação e tratamento de dados.

Bibliografia Principal

Regulamento de Dissertação, Estágio e Projeto de Intervenção. Documentos do ISSSP.
José Paulo Netto;Introdução ao método nas ciências sociais. , Praia Vermelha
Jussara Ayres Bourguignon;A particularidade histórica da pesquisa no serviço social., 2007 (Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 46-54 2007)
Maria Lúcia Martinelli;O uso de abordagens qualitativas na pesquisa social, Veras Editora

Bibliografia Complementar

Maria Dulce Tourinho;O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa, Veras Editora
Elza KOUMROUYAN;A pesquisa do indizível: a escuta do outro, Veras Editora

Métodos de Ensino

Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Provas e Trabalhos Especiais

Entrega do pré-projeto de investigação que poderá ser nas modalidades: dissertação, estágio e projeto de intervenção, conforme estabelecido nos documentos orientadores do mestrado.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização coletiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados.