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Avaliação da Qualidade de Residências e Serviços para Idosos


Código: MGS2106    Sigla: AQRSI
Áreas Científicas: Gerontologia

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 10 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente
para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não
dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas. Partindo-se do estudo de um
modelo de avaliação multidimensional, procura-se demonstrar a importância da avaliação dinâmica e
participada: (i) na produção de uma cultura organizacional autorreflexiva, com forte abertura à mudança, à
criatividade, à escuta das necessidades dos utentes e à estimulação da sua participação nos contextos
institucionais que os acolhem; (ii) na consciencialização de que a implementação de um Sistema de Gestão da
Qualidade não é um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; (iii) na
compreensão de que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um
aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos
clientes; (iv) na compreensão de que funcionamentos e rotinas institucionais rígidas, baseadas em
interpretações preconceituosas e teoricamente inconsistentes, são um fortíssimo obstáculo à prestação de
serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas idosas

Programa

1. Gestão pela qualidade
1.1 Evolução do conceito de qualidade 
1.2 Modelos de gestão da qualidade Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S 
1.3 Dificuldades à implementação da qualidade 
2 . Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP) 
2.1 Objetivos do modelo 
2.2 Níveis de qualificação 
2.3 Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho) 
2.4 Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3)Projecto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais. 
3. Boas práticas institucionais: direitos e princípios do cuidar e desafios inerentes à vida e ao convívio em espaços coletivos.

Bibliografia Principal

Carvalho. J.M. S.;Planeamento Estratégico ¿ o seu guia para o sucesso , Porto: Vida Económica, 2013
António, N. S.; Teixeira, A.; Rosa, A.;Gestão da Qualidade ¿ de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM , Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed), 2016
Modelo de Avaliação da Qualidade ¿ Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa-Instituto da Segurança Social, I.P.
Manual dos Processos-Chave - Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa-Instituto da Segurança Social, I.P.
Domingues, I. ;Qualidade nos Serviços Públicos ¿ constrangimentos e possibilidades, Episteme, Lisboa-Universidade Técnica, nº13-14- 225-242, 2004

Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
Participação nas aulas - 10%  Participação Presencial 
Relatório de reflexão sobre partilha de profissionais - 30%  Relatório/Dissertação 
Exercício de análise de casos práticos - 60%  Teste/Exame 
  Total: 28