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Metodologia de Investigação/Intervenção Social


Código: MGS2107    Sigla: MIIS2
Áreas Científicas: Metodologia de Investigação/Intervenção Social

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 10 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   0,66
Idalina Maria Morais Machado   0,66
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,66

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Aprofundar a reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, designadamente através do estudo das metodologias de investigação-acção. 
Capacitar os estudantes para a elaboração de projectos de intervenção inovadores, decorrente de um processo de trabalho em contacto com algumas estruturas da realidade, pressupondo a:
a) realização de um diagnóstico da situação social pela construção de uma problemática teórica interdisciplinar de análise que integre as várias dimensões implicadas na produção dos fenómenos de vulnerabilidade social que atingem indivíduos/grupos sociais, contemplando um conjunto de hipóteses teóricas que sejam traduzidas num articulado de hipóteses operacionais que permitam orientar o interventor social no combate aos problemas concretos (de modo a atenuar os factores que estão na génese dos problemas concretos) e que sejam a base da definição de objectivos;
b) elaboração dos programas de acção;
c) organização dos dispositivos;
d) escolha dos métodos de intervenção e das estratégias de desenvolvimento;
e) criação de um dispositivo de avaliação dinâmica.

Programa

1. Produção de conhecimento e acção social 
1.1 Constituir a prática de intervenção em objecto de conhecimento científico. 
1.2 As metodologias de investigação-acção: instrumentos ao serviço da transformação das práticas profissionais e institucionais. 
1.3 Da análise de uma situação sócio-institucional à acção: hipóteses teóricas, hipóteses operacionais, objectivos, métodos e estratégias de intervenção, elaboração de programas e dispositivos de acção, avaliação. 



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Sendo os principais objectivos da disciplina o aprofundamento da reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, designadamente através do estudo das metodologias de investigação-acção, o programa centra-se na produção de conhecimento e acção social. Considerando a importância de constituir a acção em objecto de conhecimento e de pensar projectos de intervenção social inovadores, pretende-se fomentar competências em matéria de pesquisa/acção, as quais requerem não somente um efectivo domínio da metodologia de investigação científica mas, ainda, outras competências necessárias à construção de projectos de acção inovadores. A abordagem dos problemas da metodologia de projecto que constitui a prática de intervenção social como objecto de conhecimento, permite que os alunos façam a aplicação integrada dos conhecimentos e das competências adquiridos a situações em que estão envolvidos em algumas estruturas da realidade. Como o mestrado pressupõe a realização de uma dissertação ou de um trabalho de projecto ou de um relatório de estágio pretende-se que esta disciplina forneça elementos cruciais de abordagem de questões metodológicas.

Bibliografia Principal

Barbier, J.M.;Savoirs théoriques et savoirs d¿action, Paris, PUF, 1996
Oliveira, L. A.;Escrita Científica, Lisboa, Lidel, 2018
Barbier, R.;La recherche-action, Paris, Edição Anthropos, 1996
Gaulejac, V.;L¿Histoire en Héritage. Roman familier et trajectoires sociales, Paris, Desclée de Brouwer, 1999
Gaulejac, V.; Bonetti, M. & Fraisse, J.;L¿ingénierie sociale, Paris, Syros, 1995
Gauthier, Benoit (org.);Investigação Social: da problemática à colheita de dados, Loures. Lusociência, 2003
Guerra, I.;Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Lisboa, Principia, 2000
Martin, C.;Les recherches-actions sociales, Paris, La Documentation Française, 1985
Fortin, M. F.;Processo de investigação ¿ da concepção à realização, Loures: Lusodidacta, 2003
Cottrel, S. ;The Study Skills Handbook, Nova Iorque: Palgrave, 1999
Pinto, J. M.;Questões de metodologia sociológica, In Cadernos das Ciências Sociais, 1,2 e 3, Porto, Afrontamento, 1984,1985
Silva, A. S. & Pinto, J. M.;Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1986

Métodos de Ensino

Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização colectiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das duas modalidades:


1. Avaliação distribuída:

Constituída por:
a) Trabalho individual sobre questões metodológicas: ponderação de 60%. Os alunos deverão consultar o documento orientador para o trabalho que será disponibilizado na pasta de documentos da Unidade Curricular.

b) Trabalho de grupo sobre a análise de dados. ponderação de 40%.

2. Exame final
Realização de um exame escrito individual.

Avaliação Final

Avaliação distribuída

Trabalho individual - 60%
Trabalho de grupo - 40%

Exame final
Exam - 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o estabelecido no RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objectivo da disciplina a actualização dos conhecimentos sobre a metodologia de investigação-acção, o processo de ensino-aprendizagem implica o cumprimento das seguintes condições: 
i) uma abordagem em torno dos elementos que integram a metodologia de projecto, principalmente preocupada com o desenvolvimento de competências para saber pensar a intervenção social no campo da gerontologia e das ciências sociais e saúde; 
ii) a mobilização da experiência de intervenção social dos alunos decorrente de um processo de trabalho em contacto com algumas estruturas da realidade;
iii) o lançamento das bases do trabalho dos alunos na elaboração do trabalho, a realizar no 3º semestre do mestrado. 
Assim, nas aulas predominam os métodos activos, devidamente sustentados pelo recurso ao método expositivo, para o aprofundamento dos conhecimentos em torno dos processos de investigação/intervenção social.