Organização Comunitária, Associativismo e Integração Social dos Idosos
Ocorrência: 2020/21 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMGS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Incentivar a reflexão sobre os actuais fenómenos de
enfraquecimento da coesão social e das organizações colectivas e seus
efeitos não somente em matéria de marginalização social dos idosos, como
de emergência de problemas sociais.
- Aprofundar os
conhecimentos acerca das potencialidades do associativismo e de outras
formas de organização colectiva para a (re)construção de laços
intergeracionais e a revalorização do papel social dos idosos.
- Identificar saberes processuais e saberes-fazer necessários para contribuir para a formação/dinamização de actores colectivos.
Programa
1. A associação e o seu potencial para intensificar os laços
sociais (interclassistas e intergeracionais), ampliar a participação
cívica e sustentar a criação de actividades económicas.
2.
Implicação dos idosos num programa de desenvolvimento social e cultural
de base territorial: uma via para fomentar o relacionamento
intergeracional:
- Realização do diagnóstico de necessidades e de problemas sociais numa dada área residencial;
- Realização do diagnóstico dos equipamentos a serem criados;
- Angariação dos recursos indispensáveis à sua implementação;
- Gestão dos equipamentos e manutenção do seu funcionamento;
- Prestação de serviços nesses equipamentos.
3.
Participação em estruturas vocacionadas para causas colectivas, um
recurso para restaurar os sentimentos de utilidade social e de pertença e
revalorizar a identidade social dos idosos.
4. Criação
de associações ou grupos de entreajuda dos familiares de idosos, uma via
para enriquecer a sociabilidade dos idosos mais frágeis e dependentes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Através dos conteúdos programáticos previstos pretende-se que os
mestrandos fiquem a conhecer a formação associativa e o seu potencial para trabalhar com os idosos a diversos níveis: fomentando o laço social entre eles, entre eles e as instituições que os acolhem, entre eles e a comunidade onde residem; restaurando os seus sentimentos de pertença e de identidade social; elevando os seus recursos sociais e culturais e os seus sentimentos de utilidade social.
Métodos de Ensino
Combinação de aulas expositivas em que se lançam os conteúdos programáticos, com a recomendação de leitura de textos a eles alusivos e a sua discussão em contexto de aula, e ainda a apresentação e análise de
outros contributos trabalhados pelos alunos
(trabalho em grupo).
Avaliação:
- trabalho de grupo (2 elementos, no máximo) que consistirá na análise de texto (artigo) sobre o tema e sua apresentação oral. Este trabalho implicará produção de ficha de leitura (30%) e entrega da planificação da apresentação oral e a própria apresentação (30%);
- reflexão individual e documentada sobre o tema (40%).
Em caso de não apresentação ou não aprovação nas duas componente, o mestrando tem oportunidade de fazer o exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular