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Diagnóstico Psicossocial


Código: MIS2301    Sigla: DPS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 23 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Desenvolver competências ao nível da elaboração de diagnósticos psicossociais de crianças e jovens cuja socialização é marcada por ruturas e choques biográficos: 1.1 Adquirir saberes teóricos para identificar problemas associados ao crescimento em contexto de pobreza e exclusão social; 1.2 Contribuir para o investimento dos conhecimentos teóricos na análise de processos de marginalização de jovens na transição para a idade adulta; 1.3 Elaborar problemáticas teóricas capazes de romper com interpretações de senso comum; 1.4 Exercitar a articulação entre hipóteses teóricas, interpretativas da realidade, e hipóteses operacionais, destinadas a suportar e orientar a ação; 1.4.1 Saber destrinçar os processos estruturais intangíveis dos mecanismos sociais que são possíveis transformar;1.4.2 Identificar perspetivas de evolução das situações sobre as quais é possível intervir, em função da natureza dos problemas e das capacidades dos atores que podem ser mobilizados; 1.4.3 Adquirir competências analíticas para identificar os modos de agir mais adequados à resolução dos problemas.

Programa

1. Considerações teóricas gerais sobre o diagnóstico psicossocial: a identificação e análise de situações sociais numa perspetiva de pesquisa operacional 2. Etapas do diagnóstico psicossocial 2.1 Identificação de problemas sociais e construção de problemáticas teóricas 2.1.1 Sobre as dimensões económica, relacional, simbólica da exclusão social na infância e adolescência 2.1.2 Sobre as transformações das estruturas e práticas familiares, assim como dos laços sociais no quadro do habitat residencial 2.1.3 Sobre os efeitos das lógicas de funcionamento do contexto escolar na trajetória escolar das crianças e jovens 2.2 Tradução de hipóteses teóricas em hipóteses operacionais relativas 2.2.1 à superação dos constrangimentos do contexto familiar e dos efeitos do habitat residencial na rede de sociabilidade, nos padrões de conduta e na construção da identidade 2.2.2 à superação das dificuldades e lacunas em matéria de aprendizagem escolar e social dos adolescentes.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Em consonância com o principal objetivo da disciplina, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em função de dois princípios básicos. O primeiro diz respeito à seleção e articulação de diversos saberes teóricos adequados à compreensão dos processos sociais que estão na origem dos problemas concretos que atingem as crianças e os jovens cuja socialização ocorre em contextos de pobreza e exclusão, a saber o problema do insucesso e abandonos escolares, os efeitos da vivência num habitat desqualificado nos modos de vida e na construção identitária, o impacto das condições sócio-económicas do grupo doméstico sobre os modos de vida, muito em particular, sobre o processo de escolarização de crianças e jovens. O segundo princípio de fundo considerado, em plena conformidade com o objetivo 1.4, foi o de procurar refletir sobre as transformações a desencadear a fim de superar os problemas sociais específicos acima referenciados, exercitando a construção de hipóteses operacionais que constituam um suporte para a ação junto de crianças e jovens desmunidos socialmente.

Bibliografia Principal

ANDER-EGG, Ezequiel,;Investigacion y diagnostico para el trabajo social, Humanitas, 1990
BRAZELTON, T. B.; GREENSPAN, S. I;A Criança e o seu mundo. requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem., Lisboa, Editorial Presença,, 2002
MARQUES, Elsa; QUEIROZ, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Porto, Edições Afrontamento, 2014
TORRES, A. (Coord.).;Estudo de diagnóstico e avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens., Lisboa: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa., 2008
MATOS, Bela et all;Acolhimento Terapêutico: Pistas de intervenção para profissionais, Lisboa: Casa Pia de Lisboa, 2015

Métodos de Ensino

A pedagogia a utilizar nas aulas assenta em dinâmicas interativas centradas na discussão e reflexão crítica a respeito 1) do processo de recolha de informação junto de menores em risco e/ou em perigo; 2) dos instrumentos de caracterização diagnóstica utilizados no Sistema de Proteção de Menores; 3) da génese dos principais fenómenos e problemas sociais que atingem crianças e jovens em situação de grave privação material, cultural e simbólica mas. A utilização de métodos ativos, que fazem apelo à participação contínua dos formandos, será também posta em prática através do exercício de construção das principais linhas de ação a implementar para combater as causas dos problemas a tratar. Prevê-se, ainda, o recurso a aulas onde serão convidados profissionais de diversos campos de intervenção na área da Promoção e Proteção na Infância para partilhar os seus conhecimentos teórico-operativos em matéria de construção de diagnósticos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua


Avaliação Final

A disciplina poderá ser realizada por:

A) Avaliação distribuída:
Os alunos deverão optar por uma das seguintes opções:

1. Exercício escrito individual de reflexão teórica a respeito de um problema social (com ilustração empírica) que afeta crianças e jovens (70%) e apresentação oral da referida reflexão produzida (30%);

OU

2. Elaboração individual de um diagnóstico psicossocial de uma criança ou jovem em situação de vulnerabilidade social. (70%) e apresentação oral do diagnóstico (30%). 


O trabalho escrito (exercício escrito ou diagnóstico psicossocial) deverá ser enviado por email à docente, na data do Exame Final (Primeira Época de Avaliação). A apresentação oral desse mesmo trabalho será realizada nos dias 10 e 17 de dezembro de 2022.

B) Exame final.

Caso o/a aluno/a opte por fazer a avaliação em época de recurso, ou não obtenha a aprovação à UC, será submetido a uma prova de avaliação de conhecimentos que versará sobre todos os conteúdos lecionados. Quem optar por exame final não será submetido a controlo de faltas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência entre metodologias de ensino e objetivos é assegurada através de pedagogias centradas no investimento dos conceitos e saberes na análise dos problemas que afetam crianças e jovens em risco/perigo. A atribuição de significado e utilidade prática aos conhecimentos teórico-metodológicos convocados pela elaboração de um diagnóstico requer a tradução dos contributos teóricos em instrumentos de seleção, observação e análise da realidade. Impõe, ainda, a tradução de hipóteses teóricas, interpretativas dos fenómenos, em hipóteses operacionais capazes de orientar os estudantes na intervenção. Perceber as ligações existentes entre um diagnóstico e um projeto de intervenção só é possível se o processo de ensino-aprendizagem partir da discussão de casos práticos (apresentados pelos profissionais de terreno convidados) e dos problemas e situações concretos enfrentados pelos estudantes no decurso do seu exercício profissional junto de crianças e jovens em situação de risco/perigo.