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Diagnóstico Socio-Institucional


Código: MIS2302    Sigla: DSI
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 9 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:

- Saberes teóricos, processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional.

. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:

- o cumprimento da sua missão, finalidades e objectivos pela implementação de um projecto institucional inovador;

- a adequação das intervenções aos problemas reais das crianças e jovens e a implicação destes na sua resolução;

- a construção de uma estrutura organizacional inovadora a nível de: divisão do trabalho, hierarquia e tomada de decisão, coordenação; comunicação.

- a construção de relações entre os actores que traduzam um clima organizacional positivo:

            - a relação de qualidade entre profissionais e utilizadores na institucionalização,- a constituição de equipas coesas;- o trabalho de parceria . 

. Definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova efectivamente a integração escolar e social das crianças e jovens, em estreita articulação com a reparação necessária nos planos cognitivo, afectivo e moral.

Programa

1.Gestão tradicional e (re)produção da desigualdade e exclusão social
1. 1 Objectivação; inversão da oferta/procura; normalização dos espaços/atividades; individualização; efeitos de apropriação/exclusão e concorrência entre instituições.
1. 2 Ausência de comunicação entre fornecedores e transformadores de recursos e produtores e utilizadores de serviços;
1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais.
2 Sistema de poder e relação institucional com os utilizadores: a estigmatização e os processos psicológicos de resistência ao estigma
2.1 Relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da .
3 O sistema organizacional:
3.1 Componentes da estrutura;
3.2 Desenho organizacional;
3.3 Modelos de decisão;
3.4 Poder, conflito e negociação;
3.5 Cultura organizacional.

4 Mudança organizacional
4.1 Gestão do desenvolvimento social e satisfação de necessidades;
4.2 Condições do modelo organizativo e elaboração de situações criativas para problemas;
4.3 A afirmação da concertação interdisciplinar e interinstitucional.
5 A construção do diagnóstico. Estudos de caso.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Sendo o objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social, das teorias que analisam as relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjectividade e das teorias da estrutura organizacional, permite a mobilização de saberes cruciais para a construção desse diagnóstico. Destaque-se, ainda, a abordagem da mudança organizacional que é fundamental para a identificação de caminhos de intervenção inovadores. Tendo como dimensões de estudo a identificação da missão, finalidades, objectivos e projecto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços e a adequação dos recursos materiais neles existentes e a análise das relações entre os actores, os alunos identificam obstáculos e potencialidades para a construção de novos caminhos de intervenção.

Métodos de Ensino

As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais (estatutos, regulamentos, planos e relatórios de actividades, folhetos, actas de reuniões, circulares, notas de serviço, etc.). Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista aos diferentes actores da organização. O aluno pode, assim, utilizar os instrumentos teóricos fornecidos no decurso das aulas. Os alunos devem entregar um trabalho individual que deve ser apresentado previamente em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Trabalho escrito individual de reflexão teórica e de análise de dados empíricos, focado em dimensões do diagnóstico socioinstitucional (60%) e Apresentação oral do trabalho (40%).

Provas e Trabalhos Especiais

A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Trabalho escrito individual de reflexão teórica e de análise de dados empíricos, focado em dimensões do diagnóstico socioinstitucional (60%) e Apresentação oral do trabalho (40%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos activos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na elaboração do diagnóstico, devidamente sustentados pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a selecção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades conduz os alunos à definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova a integração social das crianças e jovens institucionalizados.