Código: | MIS2303 | Sigla: | MDE | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 11 | Plano oficial desde 2019 | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 34,00 |
Docência - Horas
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Os fenómenos da massificação do ensino e da desqualificação escolar dos jovens estão profundamente associados entre si. Para se compreender a complexidade desta relação é necessário dominar os conhecimentos indispensáveis sobre o peso das estruturas económicas, sociais e políticas na pretensa democratização do ensino, e as contradições geradas pela complexificação de um sistema educativo cada vez mais hierarquizado. Por outro lado, entre os processos e dinâmicas promotores da desqualificação escolar encontram-se as práticas de exclusão dissimuladas profundamente instituídas no funcionamento quotidiano da sala de aula. Neste sentido, os conteúdos programáticos da disciplina estão em consonância com os objectivos de proceder à aquisição de conhecimentos científicos que permitam elaborar uma enunciação teórica de encadeamento entre os factores macroestruturais e os factores microestruturais de produção de desigualdades escolares e consequentemente de desigualdade social.
ALMEIDA, A. N., VIEIRA, M. M. ;A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 2006 |
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. ISBN: 1978 |
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964 |
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654) |
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l¿intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1992_num_91_1_3008) |
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987 |
BECKER, H. S. ;Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, Rio de Janeiro, Zahar, 1991 |
BENAVENTE, A. et al. ;Do outro lado da Escola, Lisboa, Teorema, 1987 |
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. ;Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, , Lisboa, Fim de Século., 1994 |
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002 |
BÉAUD, S., PIALOUX, M. ;Violence urbaine, violence sociale: Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, 2003 |
FERRÃO, J. et al. ;Abandono escolar precoce: olhares cruzados em tempo de transição, Cadernos Sociedade e Trabalho, 10, pp. 9-21, 2000 |
GASPAR, T. ;Políticas curriculares e democratização do ensino: estudo do modelo proposto na criação do ensino secundário unificado, Lisboa, Ministério da Educação, 2003 |
GOMES, C. A. ;"A interacção selectiva na escola de massas", , Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49, 1987 |
PINTO, C. A. ;Sociologia da Escola, , Lisboa, McGraw-Hill, 1995 |
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008 |
DOMINGOS, A., BARRADAS, H. RAINHA, H., NEVES, I. P. ;A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986 |
Spade, J. Z. and Ballantine, J. H. (2008), "Schools and Society : A Sociological Approach to Education". Brockport Bookshelf. 82. |
O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 34 | |
Total: | 34 |
De acordo com o RAC do ISSSP.
De acordo com o RAC do ISSSP.
A compreensão das várias leituras do fenómeno do insucesso e desqualificação escolar produzidas no quadro da Sociologia, considerando quer a dimensão macrosicologógica de análise (sistema de emprego e classes sociais), quer a dimensão microsociológica de análise (estabelecimento de ensino, sala de aula, alunos/pais/professores) apela a um esforço de aplicação teórica das teorias sociológicas em aprendizagem a um dado fenómeno social concreto. Para isso consideramos fundamental o investimento em metodologias activas de ensino/aprendizagem, onde se solicite ao aluno a participação na realização de exercícios, discussão de casos práticos, interpretação de eventos associados ao contexto empírico. Este tipo de metodologia tem como motor desencadeador o recurso a aulas expositivas/activas onde são apresentados sistematizadamente os conteúdos programáticos da disciplina.