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Desqualificacão Escolar


Código: MIS2303    Sigla: MDE
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 11 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 34,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Objectivos:
1.1 Objectivo geral
Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento sociológico dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, com destaque para a educação em contextos escolares que se traduzem na desqualificação de crianças, jovens e adolescentes. 

1.2 Objectivos específicos:
1.2.1 Fornecer instrumentos de análise da evolução do sistema de ensino e dos mecanismos de reprodução das desigualdades culturais e sociais que operam, com crescente subtileza, no quadro do ensino de massas;
1.2.2 Contribuir para a construção de uma síntese teórica que permita captar com rigor a diversidade dos mecanismos geradores do insucesso e abandono escolares, assim como dos seus efeitos em matéria de produção da vulnerabilidade dos indivíduos.

1.3 Competências a adquirir:
Especificamente, espera-se que os alunos revelem ser capazes de:
a) Compreender o fenómeno da massificação do ensino, os seus factores, processos e dinâmicas no sentido de promover a desqualificação social de alguns grupos desmunidos de recursos;
b) Relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais globais;
c) Analisar a complexidade da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares;
d) Equacionar os principais desafios que se colocam actualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada;

Programa

1 A expansão da escolarização nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular
1.1 Factores económicos e políticos da chamada democratização do ensino
1.2 Expansão do ensino e conservação da estrutura de distribuição diferencial dos proveitos escolares e a translação das distâncias culturais e sociais por via da desvalorização dos títulos escolares
1.3 A passagem de uma ordem hierárquica dos ciclos de ensino simples e claramente identificável à constituição de um sistema cada vez mais complexo e mais subtilmente hierarquizado

2.2 Da eliminação precoce e brutal às práticas de exclusão suave e dissimulada
2.1 Os processos de interacção selectiva na sala de aula
2.2 Ilusão escolar e aprendizagem da desafeição social
2.3 Consequências identitárias das imposições contraditórias do sistema escolar

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os fenómenos da massificação do ensino e da desqualificação escolar dos jovens estão profundamente associados entre si. Para se compreender a complexidade desta relação é necessário dominar os conhecimentos indispensáveis sobre o peso das estruturas económicas, sociais e políticas na pretensa democratização do ensino, e as contradições geradas pela complexificação de um sistema educativo cada vez mais hierarquizado. Por outro lado, entre os processos e dinâmicas promotores da desqualificação escolar encontram-se as práticas de exclusão dissimuladas profundamente instituídas no funcionamento quotidiano da sala de aula. Neste sentido, os conteúdos programáticos da disciplina estão em consonância com os objectivos de proceder à aquisição de conhecimentos científicos que permitam elaborar uma enunciação teórica de encadeamento entre os factores macroestruturais e os factores microestruturais de produção de desigualdades escolares e consequentemente de desigualdade social.

Bibliografia Principal

ALMEIDA, A. N., VIEIRA, M. M. ;A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 2006
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. ISBN: 1978
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654)
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l¿intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1992_num_91_1_3008)
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987
BECKER, H. S. ;Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, Rio de Janeiro, Zahar, 1991
BENAVENTE, A. et al. ;Do outro lado da Escola, Lisboa, Teorema, 1987
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. ;Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, , Lisboa, Fim de Século., 1994
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002
BÉAUD, S., PIALOUX, M. ;Violence urbaine, violence sociale: Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, 2003
FERRÃO, J. et al. ;Abandono escolar precoce: olhares cruzados em tempo de transição, Cadernos Sociedade e Trabalho, 10, pp. 9-21, 2000
GASPAR, T. ;Políticas curriculares e democratização do ensino: estudo do modelo proposto na criação do ensino secundário unificado, Lisboa, Ministério da Educação, 2003
GOMES, C. A. ;"A interacção selectiva na escola de massas", , Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49, 1987
PINTO, C. A. ;Sociologia da Escola, , Lisboa, McGraw-Hill, 1995
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008
DOMINGOS, A., BARRADAS, H. RAINHA, H., NEVES, I. P. ;A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
Spade, J. Z. and Ballantine, J. H. (2008), "Schools and Society : A Sociological Approach to Education". Brockport Bookshelf. 82.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  34
  Total: 34

Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

a) Apresentação oral de um texto previamente seleccionado. Esta componente pode ser desenvolvida em grupo (máximo 2 alunos). Ponderação 30%

b) Realização de uma reflexão crítica sobre a relação existente entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares. Ponderação de 70%. Data de entrega: data do exame final.


OU

2. Exame final
Exame final a realizar na época de exames. Ponderação 100%

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão das várias leituras do fenómeno do insucesso e desqualificação escolar produzidas no quadro da Sociologia, considerando quer a dimensão macrosicologógica de análise (sistema de emprego e classes sociais), quer a dimensão microsociológica de análise (estabelecimento de ensino, sala de aula, alunos/pais/professores) apela a um esforço de aplicação teórica das teorias sociológicas em aprendizagem a um dado fenómeno social concreto. Para isso consideramos fundamental o investimento em metodologias activas de ensino/aprendizagem, onde se solicite ao aluno a participação na realização de exercícios, discussão de casos práticos, interpretação de eventos associados ao contexto empírico. Este tipo de metodologia tem como motor desencadeador o recurso a aulas expositivas/activas onde são apresentados sistematizadamente os conteúdos programáticos da disciplina.