• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MIS2304

Problemas da Socialização Primária


Código: MIS2304    Sigla: MPSP
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 11 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 34,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1) Reflectir sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. 2) Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjectiva de crianças e jovens. 3) Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam rupturas susceptíveis de comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.

Programa

1.Contributos da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do desenvolvimento cognitivo; a identidade como processo de superação de uma sucessão de conflitos 

2. Contributos da sociologia para a análise dos processos de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem funcionalista da socialização; Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus; Mead e a construção de si na relação com os outros; socialização primária, secundária e ressocialização em Berger e Luckmann
 3. Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade 3.1 Deriva da relação educativa na família e suas consequências no self 
4. Multiplicação de agentes de socialização 
 5. Socializações primárias marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral; no plano cognitivo e linguístico; no plano emocional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Todos os objectivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa. De modo mais dirigido o primeiro objectivo é concretizado pelo 1º e 2º ponto dos conteúdos programáticos, o objectivo número 2 é concretizado através dos pontos 3 e 4 do programa e, finalmente, o último objectivo será trabalhado no ponto final do programa. 

Bibliografia Principal

Marcelo Gallo;A Juventude nos Labirintos da vida, 2013 (Tese de doutorado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.)
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2012 (Disponível em: https://eupassarin.files.wordpress.com/2012/12/abaixofamilia.pdf)
Bourdieu, P. ;Meditações pascalianas,, Bertrand, 2001
Machado Pais;Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens , trabalhos e futuro, Edições Machado, 2005. ISBN: 9783960285922
Anatrella, T.;Liberdade destruída, Principia, 2003
Brazelton, T. B., Greenspan, I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, Presença, 2002
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Dinalivros, 2004
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Afrontamento, 2014

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem combina elementos de reflexão teórica e metodológica, que pretendem à aquisição de conhecimentos e a consolidação das diferentes matérias em campos problemáticos mais vastos, com o trabalho prático dos alunos, dirigido à apresentação de textos e reflexões teóricas, de acordo com o ciclo de estudo em causa. 

 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  34
Construção de Memorial analítico  Teste/Exame  12 2021-01-09
  Total: 46