Problemas da Socialização Primária
Ocorrência: 2020/21 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMISIJ
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1) Reflectir
sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a
socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da
interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida
quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem
inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. 2)
Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das
transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas)
e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social
subjectiva de crianças e jovens. 3) Adquirir instrumentos teoricamente
construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial
dos que comportam rupturas susceptíveis de comprometer a aquisição de
disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis
com as exigências da inclusão social.
Programa
1.Contributos
da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do
desenvolvimento cognitivo; a identidade como processo de superação de uma
sucessão de conflitos
2. Contributos da sociologia para a análise dos processos
de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem
funcionalista da socialização; Bourdieu e as condições sociais de produção do
habitus; Mead e a construção de si na relação com os outros; socialização
primária, secundária e ressocialização em Berger e Luckmann
3. Transformações
das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família:
inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade 3.1 Deriva da
relação educativa na família e suas consequências no self
4. Multiplicação de
agentes de socialização
5. Socializações primárias
marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano
do desenvolvimento moral; no plano cognitivo e linguístico; no plano emocional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Todos os objectivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa. De modo mais dirigido o primeiro objectivo é concretizado pelo 1º e 2º ponto dos conteúdos programáticos, o objectivo número 2 é concretizado através dos pontos 3 e 4 do programa e, finalmente, o último objectivo será trabalhado no ponto final do programa.
Bibliografia Principal
Marcelo Gallo;A Juventude nos Labirintos da vida, 2013 (Tese de doutorado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.) |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2012 (Disponível em: https://eupassarin.files.wordpress.com/2012/12/abaixofamilia.pdf) |
Bourdieu, P. ;Meditações pascalianas,, Bertrand, 2001 |
Machado Pais;Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens , trabalhos e futuro, Edições Machado, 2005. ISBN: 9783960285922 |
Anatrella, T.;Liberdade destruída, Principia, 2003 |
Brazelton, T. B., Greenspan, I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, Presença, 2002 |
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Dinalivros, 2004 |
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Afrontamento, 2014 |
Métodos de Ensino
O processo de
ensino-aprendizagem combina elementos de reflexão teórica e metodológica, que
pretendem à aquisição de conhecimentos e a consolidação das diferentes matérias
em campos problemáticos mais vastos, com o trabalho prático dos alunos,
dirigido à apresentação de textos e reflexões teóricas, de acordo com o ciclo de estudo em causa.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
34 |
|
Construção de Memorial analítico |
Teste/Exame |
12 |
2021-01-09 |
|
Total: |
46 |