Código: | MIS2304 | Sigla: | MPSP | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | 9 | Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho | 1º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Refletir sobre os contributos teóricos do serviço social e da sociologia para apreender a socialização primaria e a cosntrução da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenômenos macroestruturais e contextos da vida cotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. Identificando de maneira interdisciplinar a importância deste debate no campo da psicologia social.
A teoria psicossocial do desenvolvimento
Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.
Marcelo Gallo;A Juventude nos Labirintos da vida, 2013 (Tese de doutorado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.) |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2012 (Disponível em: https://eupassarin.files.wordpress.com/2012/12/abaixofamilia.pdf) |
Bourdieu, P. ;Meditações pascalianas,, Bertrand, 2001 |
Machado Pais;Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens , trabalhos e futuro, Edições Machado, 2005. ISBN: 9783960285922 |
Anatrella, T.;Liberdade destruída, Principia, 2003 |
Brazelton, T. B., Greenspan, I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, Presença, 2002 |
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Dinalivros, 2004 |
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Afrontamento, 2014 |
O processo de ensino-aprendizagem combina elementos de reflexão teórica e metodológica, que pretendem à aquisição de conhecimentos e a consolidação das diferentes matérias em campos problemáticos mais vastos, com o trabalho prático dos alunos, dirigido à apresentação de textos e reflexões teóricas, de acordo com o ciclo de estudo em causa.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 28 | |
Total: | 28 |
O processo será dividido em dois momentos: