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Problemas da Socialização Primária


Código: MIS2304    Sigla: MPSP
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 9 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Refletir sobre os contributos teóricos do serviço social e da sociologia para apreender a socialização primaria e a cosntrução da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenômenos macroestruturais e contextos da vida cotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. Identificando de maneira interdisciplinar a importância deste debate no campo da psicologia social.

Proporcionar instrumentos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, econômicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjetiva de crianças. adolescentes e jovens.
Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam rupturas que podem comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.

Programa

A teoria psicossocial do desenvolvimento

Construção histórica do conceito de criança, adolescente e jovem.
Os contributos da sociologia para analises dos processos de socialização;
Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsciências e fragilidades dos modelos familiares.
Socialização primária marcada pelas privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral, no plano cognitivo e linguístico e no plano emocional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.

Bibliografia Principal

Marcelo Gallo;A Juventude nos Labirintos da vida, 2013 (Tese de doutorado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.)
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2012 (Disponível em: https://eupassarin.files.wordpress.com/2012/12/abaixofamilia.pdf)
Bourdieu, P. ;Meditações pascalianas,, Bertrand, 2001
Machado Pais;Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens , trabalhos e futuro, Edições Machado, 2005. ISBN: 9783960285922
Anatrella, T.;Liberdade destruída, Principia, 2003
Brazelton, T. B., Greenspan, I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, Presença, 2002
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Dinalivros, 2004
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Afrontamento, 2014

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem combina elementos de reflexão teórica e metodológica, que pretendem à aquisição de conhecimentos e a consolidação das diferentes matérias em campos problemáticos mais vastos, com o trabalho prático dos alunos, dirigido à apresentação de textos e reflexões teóricas, de acordo com o ciclo de estudo em causa. 

 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Avaliação Contínua

O processo será dividido em dois momentos:

Primeiro de apresentação de seminário a ser planejado com os discentes;
Segundo a entrega de um texto reflexivo sobre a disciplina.