Problemas da Socialização Primária
Ocorrência: 2022/23 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMISIJ
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Refletir sobre os contributos teóricos do serviço social e da sociologia para apreender a socialização primaria e a cosntrução da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenômenos macroestruturais e contextos da vida cotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes. Identificando de maneira interdisciplinar a importância deste debate no campo da psicologia social.
Proporcionar instrumentos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, econômicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjetiva de crianças. adolescentes e jovens.
Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam rupturas que podem comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.
Programa
A teoria psicossocial do desenvolvimento
Construção histórica do conceito de criança, adolescente e jovem.
Os contributos da sociologia para analises dos processos de socialização;
Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsciências e fragilidades dos modelos familiares.
Socialização primária marcada pelas privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral, no plano cognitivo e linguístico e no plano emocional.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.
Bibliografia Principal
Marcelo Gallo;A Juventude nos Labirintos da vida, 2013 (Tese de doutorado apresentada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP.) |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2012 (Disponível em: https://eupassarin.files.wordpress.com/2012/12/abaixofamilia.pdf) |
Bourdieu, P. ;Meditações pascalianas,, Bertrand, 2001 |
Machado Pais;Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens , trabalhos e futuro, Edições Machado, 2005. ISBN: 9783960285922 |
Anatrella, T.;Liberdade destruída, Principia, 2003 |
Brazelton, T. B., Greenspan, I.;A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, Presença, 2002 |
Berger, P. & Luckmann, T.;A Construção Social da Realidade, Dinalivros, 2004 |
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, Afrontamento, 2014 |
Observações Bibliográficas
Na pasta de documentos, serão colocados textos complementares da disciplina.
Métodos de Ensino
- Método expositivo dos conteúdos programáticos, com utilização de PPT e vídeos;
- Sessões teórico-práticas;
- Resolução de casos práticos relativos à matéria lecionada;
- Apelo à participação dos/das estudantes na discussão das matérias lecionadas.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
Avaliação Final
A disciplina poderá ser realizada por:
a) Avaliação distribuída
b) Exame final.
1.Avaliação distribuída
(nesta modalidade de avaliação, o aluno não pode faltar a mais de 25% das aulas previstas).
O/a aluno/a será avaliado/a de acordo com os seguintes parâmetros:
a) Elaboração de um trabalho escrito individual (ponderação de 60% na classificação final);
b) Apresentação individual/discussão na aula do trabalho escrito (ponderação de 40% na classificação final).
O trabalho escrito de reflexão final deverá ser enviado por email às duas docentes, na data de exame, que vier a ser calendarizado pelos serviços administrativos (Época de Avaliação Normal). A apresentação final do trabalho será realizada no último dia de aulas: dia 6 de janeiro de 2023.