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Estudo Aprofundado do Fenómeno da Aprendizagem


Código: MIS2309    Sigla: EAFA
Áreas Científicas: Ciências Sociais/Serviço Social

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 23 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar para a análise multidisciplinar do processo de aprendizagem

Desenvolver a compreensão da complexidade do fenómeno da aprendizagem humana nas suas diferentes dimensões (biológica, cognitiva afetiva e emocional.
Identificar os contributos básicos das neurociências para a aprendizagem humana.
Capacitar para a participação nos processos pedagógicos e sua analise critica - na relação pedagógica e nos processo de regulação da mesma.
Identificar os fatores de risco para as aprendizagens das crianças em situação de exclusão social .

Programa

O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.

Os contributos das neurociências para a aprendizagem
O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
A relação pedagógica e os métodos pedagógicos.
A regulação da relação pedagógica
As situações de exclusão e sua influencia nos processo de aprendizagem

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.
Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens. 
Para trabalharem com as famílias com  os agentes educativos e comunitários precisam de desenvolver conhecimento sobre estes processos, condições a promover, e capacidade reflexiva e crítica para  avaliar os desafios colocados pela diversidade e complexidade das situações. 


Bibliografia Principal

Falco, Mariana; Kuz, Antonieta ;Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación, Red de Universidades Nacionales con Carrera en Informática ¿ Universidad Nacional de La Plata (RedUNCI ¿ UNLP), (2016) . ISBN: ISSN 1850-9959 (Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación N°17 | | Junio 2016 | l)
Granja, B ;Aprender abrindo os segredos da vida , Pontifícia Universidade Católica de S, Paulo , 1995 ( tese de Mestrado-)
Meirieu, Philipe.;Apprendre oui mais comment ?, Paris ESF, 1994
Partepilo,Vanesa Valeria; Sosa, Águeda Marcela;La escuela, disciplina de pedagogos La perspectiva de Phillipe Meirieu sobre la pedagogía y la cuestión de la disciplina , IISUE-UNAM, 2012 (IN Perfiles Educativos | vol. XXXIV, núm. 138 | Suplemento 2012)

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino tem por base três componentes 


Introdução da docente relativamente as diferentes partes do programa.
Apresentação de textos selecionados pela docente e debate sobre os mesmos.
Debates 

 A avaliação tem componentes:
  • Apresentação de questões prévias sobre os textos/conteúdos expostos pela docente (grupos de 2)
  • Os alunos (grupos de 2)  que escolherem a avaliação contínua, farão uma  ficha de leitura como exercício escrito. sobre o texto distribuído para a elaboração de questões. 
  • Exercício escrito final individual sobre os conteúdos abordados
  • Ponderação na avaliação contínua-nota final igual à média ponderada: 45% questões e ficha de leitura (trabalho em grupo) 50% exercício final e 5% presença nas aulas.
    a


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


metodologia propõe a aquisição de  conhecimentos a partir da introdução dos contributos importantes das neuro ciências e ciências da educação assegurados pelas exposições e debates orientados pela docente e com base na experiencia dos estudantes num processo de metacognição.

Complementarmente, para consolidar as aprendizagens, permitir o diagnostico formativo do percurso de aprendizagens de cada um dos alunos e garantir uma apropriação dos conteúdos e desenvolver a sua capacidade analítica e reflexiva. os alunos construirão   questões sobre os conteúdos a expor pela docente, de forma programada com grupos responsabilizados para elaborarem das questões, para introduzir cada texto a partir da 3º aula. Durante todas as aulas os estudantes serão estimulados a debater os novos conhecimentos, a sua experiência sociocognitiva e experiencia social e de trabalho.