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História do Serviço Social


Código: SS1910202    Sigla: HSS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 64 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 26,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Dar subsídios para a apresentação da realidade sócio-histórica como fundamento do surgimento e desenvolvimento do serviço social como profissão no contexto português, na sua relação com as ciências sociais; Discutir o surgimento da questão social e as respostas institucionais do Estado para seu controle e a partir do modo de produção capitalista; Apresentar a institucionalização do serviço social em sua gêneses na Europa e na particularidade portuguesa. Capacitar os estudantes para a compreensão das competências, atitudes e saberes necessários à construção de uma prática científica, emancipadora dos sujeitos.

Programa

1. A Profissão de Assistente Social: enquadramento inicial -1.1 Organizações profissionais e seu papel na afirmação e reconhecimento das profissões -1.1.1 Profissão de Assistente Social e Organizações Profissionais nacionais e internacionais- 1.1.2 Associação de Profissionais de Serviço Social e Ética Profissional - 2. Aspectos sócio histórico de surgimento da profissão:  2.1 As transformações e revoluções do final do século XVIII e inicio do século XIX e a criação de um mundo novo; 2.2 - O surgimento do capitalismo: acumulação e miséria como fundamento da luta de classes. As condições de vida da classe trabalhadora; 2.4 - A assistência aos pobres e indigentes: da poor-law a criação de políticas públicas; 2.5 - O capitalismo monopolista e a resposta do Estado à questão social; 2.6 - A institucionalização do Serviço Social na Europa, Estados Unidos e na particularidade portuguesa; 2.7 - A influencia da igreja na assistência aos pobres e o surgimento das primeiras escolas de serviço social; 3 - Contextos históricos e desafios que colocaram a profissão em Portugal. 3.1 - Emergência e institucionalização do Serviço Social em Portugal e sua relação com o conhecimento científico; 3.2 - A profissão de Assistente Social no contexto do Estado Democrático; 3.2.1 - A centralidade dos direitos sociais e o combate aos fenômenos da exclusão social: alargamento do campo de ação dos assistentes sociais; 3.2.2 - Os novos desafios e a qualificação profissional. 4 - Diversidade de saberes requeridos à construção de práticas científicas: 4.1 - Tipologia de saberes que confluem para uma prática cientificamente informada; 4.2 - Condicionalismos e oportunidades no exercíçio da atividade profissional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento do processo de construção da Profissão de Assistente Social em Portugal, da sua origem, institucionalização às mudanças profundas na Formação deve ser relacionado com as alterações sócio - económicas, culturais, políticas e religiosas que a sociedade portuguesa experienciou entre os anos 30 e 80 do século XX. A compreensão deste processo de mudanças que o Serviço Social português tem vindo a conhecer ao longo dos tempos, não dispensa o conhecimento e análise crítica sobre o papel  das Ciências Sociais e da sua inexistência na socialização académica até Abril de 1974. Porém, a evolução mais recente da profissão e o debate que vem cruzando certos sectores da profissão e das Escolas em Portugal, Europa e Estados Unidos exige que se promova o pensamento crítico e argumentativo em torno do que contribui para a definição do Serviço Social, entendida como profissão e disciplina científica.

Bibliografia Principal

Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, 2017
Caparrós, M. J. E. et al;Introducción al Trabajo Social, Editorial Aguaclara, 1994
Montaño, C. ;A Natureza do Serviço Social ., Cortez Editora, 2007
Amaro, M. I. ;Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade, Universidade Católica Editora, Unipessoal, Lda. Lisboa, 2012
Martins, A. ;Serviço social crítico em tempos de ditadura. , Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Serviço Social, Aveiro, 23 e 24 de Maio de 2002., 2002 ( Disponível em http://www.cpihts.com/1%25BA%20Congresso%20Nac.%20SS.pdf)
Martins, A. C ;Génese, emergência e institucionalização do Serviço Social português. , FCG/ FCT., 1999
Faleiros, V. ; ¿O que Serviço Social quer dizer¿ , In Serviço Social e Sociedade, n. 108, 2011 (p. 748-761)
Granja, B., Costa Pinto, ML;"Histoire de la profession de service social au Portugal" em Jovelin (Dir.) (2008). Histoire du travail social en Europe, Paris: Vuibert
Branco, F.;"A profissão de assistente social em Portugal", Locus SOCIAL 3/2009:61-89
Martínez, M.M. (1991);Introducción al trabajo social, Madrid: Editorial Trivium
Martínez, M.M. (2006);Teoría del trabajo social, Madrid: Editorial Síntesis
Payne, M. (2005);The origins of social work, New York: Palgrave Macmillan

Métodos de Ensino

Método de Ensino Aulas expositivas pela docente; sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  26
  Total: 26

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída dividida em apresentação de um seminário em grupos e uma avaliação final.

Avaliação Final

O seminário de apresentação de uma atividade de pesquisa terá 40% do valor da nota e o teste final 60%

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende- se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.