Código: | SS1910202 | Sigla: | HSS | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 64 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 26,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Dar subsídios para a apresentação da realidade sócio-histórica como fundamento do surgimento e desenvolvimento do serviço social como profissão no contexto português, na sua relação com as ciências sociais; Discutir o surgimento da questão social e as respostas institucionais do Estado para seu controle e a partir do modo de produção capitalista; Apresentar a institucionalização do serviço social em sua gêneses na Europa e na particularidade portuguesa. Capacitar os estudantes para a compreensão das competências, atitudes e saberes necessários à construção de uma prática científica, emancipadora dos sujeitos.
1. A Profissão de Assistente Social: enquadramento inicial -1.1 Organizações profissionais e seu papel na afirmação e reconhecimento das profissões -1.1.1 Profissão de Assistente Social e Organizações Profissionais nacionais e internacionais- 1.1.2 Associação de Profissionais de Serviço Social e Ética Profissional - 2. Aspectos sócio histórico de surgimento da profissão: 2.1 As transformações e revoluções do final do século XVIII e inicio do século XIX e a criação de um mundo novo; 2.2 - O surgimento do capitalismo: acumulação e miséria como fundamento da luta de classes. As condições de vida da classe trabalhadora; 2.4 - A assistência aos pobres e indigentes: da poor-law a criação de políticas públicas; 2.5 - O capitalismo monopolista e a resposta do Estado à questão social; 2.6 - A institucionalização do Serviço Social na Europa, Estados Unidos e na particularidade portuguesa; 2.7 - A influencia da igreja na assistência aos pobres e o surgimento das primeiras escolas de serviço social; 3 - Contextos históricos e desafios que colocaram a profissão em Portugal. 3.1 - Emergência e institucionalização do Serviço Social em Portugal e sua relação com o conhecimento científico; 3.2 - A profissão de Assistente Social no contexto do Estado Democrático; 3.2.1 - A centralidade dos direitos sociais e o combate aos fenômenos da exclusão social: alargamento do campo de ação dos assistentes sociais; 3.2.2 - Os novos desafios e a qualificação profissional. 4 - Diversidade de saberes requeridos à construção de práticas científicas: 4.1 - Tipologia de saberes que confluem para uma prática cientificamente informada; 4.2 - Condicionalismos e oportunidades no exercíçio da atividade profissional.
O conhecimento do processo de construção da Profissão de Assistente Social em Portugal, da sua origem, institucionalização às mudanças profundas na Formação deve ser relacionado com as alterações sócio - económicas, culturais, políticas e religiosas que a sociedade portuguesa experienciou entre os anos 30 e 80 do século XX. A compreensão deste processo de mudanças que o Serviço Social português tem vindo a conhecer ao longo dos tempos, não dispensa o conhecimento e análise crítica sobre o papel das Ciências Sociais e da sua inexistência na socialização académica até Abril de 1974. Porém, a evolução mais recente da profissão e o debate que vem cruzando certos sectores da profissão e das Escolas em Portugal, Europa e Estados Unidos exige que se promova o pensamento crítico e argumentativo em torno do que contribui para a definição do Serviço Social, entendida como profissão e disciplina científica.
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Método de Ensino Aulas expositivas pela docente; sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 26 | |
Total: | 26 |
Avaliação distribuída dividida em apresentação de um seminário em grupos e uma avaliação final.
O seminário de apresentação de uma atividade de pesquisa terá 40% do valor da nota e o teste final 60%
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Pretende- se contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.