Introdução à Economia
Ocorrência: 2020/21 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Nesta disciplina de Introdução à Economia pretende-se ministrar aos estudantes um
conjunto de conceitos fundamentais que permitam a análise das principais questões da
teoria económica. Os objectivos principais passam pela sensibilização para a utilidade da
Economia, pelo ensino dos conceitos básicos e formas de raciocínio que caracterizam a
metodologia da ciência económica e pela sua inserção e distinção no conjunto das
Ciências Sociais. Não constituindo um objectivo central desta disciplina, elementos como a aplicação a problemas económicos concretos ou referências à história da ciência
económica, constituirão incentivos à aprendizagem dos conceitos fundamentais.
Programa
1. Objecto, método e problemas fundamentais da Economia
1.1. Objecto, método e limitações do raciocínio económico
1.2. Problemas fundamentais da Economia
1.3. Sistemas económicos: Mercado versus Estado
2. Modelo de possibilidades de produção
2.1. Factores de produção e tecnologia
2.2. Fronteira de possibilidades de produção e eficiência económica
3. Modelo da oferta e da procura
3.1. A curva da procura
3.2. A curva da oferta
3.3. Equilíbrio
3.4. Aplicações
4. Procura e comportamento do consumidor
4.1. Utilidade, rendimento e escolha
4.2. Efeitos de alterações nos preços e no rendimento
5. Oferta e comportamento do produtor
5.1. Maximização do lucro no curto e no longo prazo
5.2. Comportamento da empresa em concorrência perfeita
5.3. Comportamento da empresa em concorrência imperfeita
5.4. Políticas governamentais e eficiência económica
Bibliografia Principal
Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2009 |
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica,
construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer através de
resolução de exercícios práticos. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva
de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de
competências será potenciado por estratégias discussão de resultados.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
39 |
|
|
Total: |
39 |
Avaliação Final
Exame final
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Conforme regulamento
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Conforme regulamento