• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910203

Introdução à Economia


Código: SS1910203    Sigla: IE
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 65 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Gabriel Augusto Leite Mota   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Nesta disciplina de Introdução à Economia pretende-se ministrar aos estudantes um conjunto de conceitos fundamentais que permitam a análise das principais questões da teoria económica. 
Os objectivos principais passam pela sensibilização para a utilidade da Economia, pelo ensino dos conceitos básicos e formas de raciocínio que caracterizam a metodologia da ciência económica
A aplicação a problemas económicos concretos ou referências à história da ciência económica, constituirão incentivos à aprendizagem dos conceitos fundamentais.

Programa

1. A revolução capitalista.

2. Tecnologia, população e crescimento.

3. Flutuações económicas e desemprego.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Usando a metodologia CORE (https://www.core-econ.org), os conteúdos seleccionados no programa permitem que os alunos adquiram uma visão crítica e científica pretendida sobre problemas económicos da contemporaneidade, de forma acessível a alunos de Serviço Social. 

Bibliografia Principal

The CORE team;The Economy, 2017. ISBN: https://www.core-econ.org.

Bibliografia Complementar

Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2009

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer através de resolução de exercícios práticos. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias discussão de resultados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Dois testes, com 50% de ponderação cada na nota final.

Em cada teste o estudante tem que ter, pelo menos, 6,5 valores.
Tem, também, que estar presente em, pelo menos, 75% da aulas.

Avaliação Final

Exame final

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamento

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conceitos a aprender, essencialmente, teóricos, a sua apresentação e discussão ao longo das aulas teórico-práticas serve os objectivos de aprendizagem desta UC.