• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910204

Psicologia do Desenvolvimento 1


Código: SS1910204    Sigla: PD1
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 64 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A presente UC tem os seguintes objetivos globais: (i) Compreender a relevância da perspetiva bio-psico-social para o estudo do desenvolvimento humano; (ii) Conhecer teorias, modelos conceptuais e de investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico; (iii) Descrever as etapas principais do desenvolvimento na infância e adolescência, identificando as suas características específicas.

Programa

1. Desenvolvimento humano: Conceitos centrais, perspectivas teóricas e métodos de investigação para o seu estudo. 2. Desenvolvimento pré-natal e neo-natal: Estádios de desenvolvimento pré-natal, tarefas de desenvolvimento da gravidez e desenvolvimento do recém-nascido. 3. Os três primeiros anos de vida: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 4. A segunda infância: dos 3 aos 6 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 5. A terceira infância: dos 6 aos 11 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 6. A adolescência: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

Bibliografia Principal

Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;Desenvolvimento Humano (8ª edição), McGraw-Hill, 2006
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;O mundo da criança, McGraw-Hill, 2001
Berryman, JC; Hargreaves, D; Herbert, M & Taylor, A.;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002. ISBN: 972-771-507-9
Miller, P.;Theories of developmental psychology, Worth Publisher, 2011
Schaeffer, H.R.;Key concepts in developmental psychology, London: Sage, 2010
Schaffer, H.R.;Introdução à Psicologia da Criança, Instituto Piaget, 2004
Keenan, T., Evans, S.;An introduction to child development, London: Sage, 2009
Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M., & Gomes, A. ;Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, Porto: Porto editora, 2007
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento humano e envelhecimento, Lisboa: Climepsi, 2005

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo / leituras complementares.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Final

Os estudantes serão avaliados através de 1 trabalho de grupo escrito (40%) e 1 prova escrita individual (60%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular