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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 1


Código: SS1910205    Sigla: SEPSS1
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 64 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Seminário Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos aprendizagem
OA1 Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política actual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos;
OA2 Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.
Competências a adquirir
1.Capacidade de identificar problemas psicossociais, por relação às estruturas e políticas sectoriais que integram o campo de acção do Assistente Social;
2. Capacidade de reflexão e argumentação sobre oportunidades e condicionalismos ao desempenho do Assistente Social;
3. Capacidade de problematizar a relação utente/profissional no respeito pelos valores de justiça, liberdade, dignidade,..;
4. Capacidade de análise e argumentação sobre direitos do cidadão e participação social.

Programa

MÓDULOS | DOCENTE RESPONSÁVEL

Apresentação da UC | Luísa Costa Pinto
1.Associações Profissionais e Código de Ética | Berta Granja | Convidado
2. Educação e Formação | Sidalina Almeida Convidado
3. Proteção Social 2|Fátima Pinto | Convidado
4. Promoção e Proteção de Crianças e Jovens | Madalena Oliveira | Convidado
5. Transtorno por Uso de Substâncias | Luísa Costa Pinto | Convidado
6. Saúde Mental | Elsa Montenegro | Convidado
7. Ensino Integrado e Reabilitação | Berta Granja | Convidado
8. Proteção no Envelhecimento | Joana Guedes | Convidado
9. Desenvolvimento Local 2 Paula Vieira | Convidado
10. Justiça e Reinserção | Luísa Costa Pinto | Convidado
11. Formação e Trabalho Profissional da(o) Assistente Social | Marcelo Gallo | Convidado



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento do campo de acção do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na actualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em a7ulas de componente teóricaSistematização e estruturação, pelo docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base nas exposições de profissionais convidados e textos referenciados pelos docentes.A UC organiza-se em aulas de componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) numa parte da aula. Admite-se recorrer a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação (ME2), considerando o acesso do (a)s estudantes a Aulas Abertas, através da presença de profissionais convidados. De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos, a modalidade de avaliação é distribuída. 

A Bibliografia e os materiais pedagógicos serão fornecidos pelo docente responsável pelo Mõdulo


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  104
  Total: 104

Avaliação Contínua

A avaliação consiste em dois testes, perfazendo cada um 50% da avaliação final. Cada teste é cotado na escala de 0 a 20 valores. As questões formuladas em cada teste serão de Verdadeiro | Falso, devendo o estudante, para um nº de questões a definir, justificar, argumentando, a opção da resposta Falsa.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A conjugação de debates a partir dos textos seleccionados com a reflexão sobre a percepção dos profissionais convidados sobre as práticas, pretende contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Desenvolver o interesse pelo debate de ideias, numa atitude de respeito e tolerância pelo pensamento diferente, constitui a estratégia para promover a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, empática e de trabalho em equipa.