• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910209

Problemas de Economia Contemporânea


Código: SS1910209    Sigla: PEC
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 65 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de conceitos e elementos de análise que possibilitem uma visão crítica dos principais fenómenos da economia mundial contemporânea. Nesse sentido, discutem-se as principais problemáticas da economia actual: as desigualdades económicas, as inter-relações entre a economia a o ambiente e ainda os fenómnos da economia digital e em rede.

Programa

1. Desigualdade económica
2. Economia do ambiente
3. Inovação, informação e economia em rede




Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Usando a metodologia CORE (https://www.core-econ.org), os conteúdos seleccionados no programa permitem que os alunos adquiram uma visão crítica e científica pretendida sobre problemas económicos da contemporaneidade, de forma acessível a alunos de Serviço Social. 

Bibliografia Principal

Samuel Bowles, Wendy Carlin, Margaret Stevens;The Economy: Economics for a Changing World, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (disponível online em https://www.core-econ.org/the-economy/?lang=en)

Bibliografia Complementar

Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2011

Métodos de Ensino

É conjugada a apresentação dos principais elementos teóricos com a análise de dados empíricos e casos
reais, estimulando a discussão de problemas relevantes na actualidade durante as aulas teoricó-práticas. 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Dois testes escritos, cada um a valer 50%. O primeiro, a meio do semestre, a cobrir a matéria leccionada até aí. O segundo, no final do semestre, a cobrir a segunda parte da matéria.

Avaliação Final

Exame final escrito.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Exame final escrito.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame final escrito.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conceitos a aprender, essencialmente, teóricos, a sua apresentação e discussão ao longo das aulas teórico-práticas serve os objectivos de aprendizagem desta UC.