• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910210

Psicologia do Desenvolvimento 2


Código: SS1910210    Sigla: PD2
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 63 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Nuno Márcio de Campos Pires   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 2 deve ser perspectivada em articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 1, leccionada no 1º semestre. No final da UC os estudantes devem: - Compreender a relevância da perspectiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta; - Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na idade adulta e no idoso; - Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento.

Programa

1. O estudo da psicologia do desenvolvimento na idade adulta e na velhice: considerações gerais. 2. A adultez emergente e o jovem adulto 2.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 3. A idade adulta e a meia-idade. 3.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 4. Os idosos e os muito idosos. 4.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

Bibliografia Principal

Berryman, J. C., Hargreaves, D., Herbert, M., & Taylor, A. ;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002
Birren, J.E., & Schaie, K.W. ;Handbook of the Psychology of Aging (6 ED.), Elsevier, 2006
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi, 2005
Fonseca, A. M. ;O envelhecimento: uma abordagem psicológica, Universidade Católica, 2006
Marchand, H. ;Psicologia do Adulto e do Idoso, Quarteto, 2005
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D. ;Desenvolvimento Humano (8ª Ed.), McGraw-Hill, 2006
Schaffer, H.R. ;Key concepts in developmental psychology, Sage, 2010
Vandenplas-Holper, C. ;Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice, Asa, 2000

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais (extratos de filmes, vídeos). Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Final

A avaliação será efetuada por um teste que versa a matéria dada na UC, com uma ponderação de 50% na nota final da UC e por um trabalho de grupo com apresentação oral, com uma ponderação de 50% na nota final.